Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Máscaras personalizadas ajudam a minimizar impacto visual causado pela Covid-19


texto: Helena Amaro / foto: Artes da Moranguinha Sexta, 08 de Maio de 2020

Máscaras comunitárias são recomendadas pelas autoridades de saúde e obrigatórias em vários espaços, mas não têm de ser banais. Os tecidos de vários padrões dão um outro alento, sobretudo aos mais pequenos. Negócio está em expansão.

Às bolas, aos quadrados, com flores, carrinhos, dinossauros, corações, fórmulas matemáticas, folhas de Outono, com o Mickey e a Minnie, alusivas ao Harry Potter ou à saga Star Wars. A máscara veio para ficar e há quem tenha encontrado nesta nova forma de viver em sociedade pós-confinamento um novo nicho de mercado, que parece estar em expansão.

É o caso de Ângela Oliveira, de 39 anos, de Leiria, que produz entre 40 a 45 máscaras comunitárias por dia, para todos os gostos, com maior incidência nas máscaras para os mais pequenos, feitas à medida e personalizadas.
“Grande parte das máscaras são para crianças. Como vamos explicar a uma criança de cinco anos que vai ter de andar de máscara? Se as máscaras forem divertidas acaba por não ser tão opressor para uma criança”, afirma Ângela Oliveira, responsável pela página de Facebook ‘Artes da Moranguinha’.
Ângela Oliveira começa o dia por volta das 09h00. “Paro apenas para almoçar e jantar e depois é até às onze da noite, pelo menos”, conta, apontando para o fabrico de mais de 300 máscaras desde que iniciou este trabalho a 14 de Abril.
Para poder escoar todas as encomendas, num prazo não superior a cinco dias, “para que as pessoas não fiquem à espera”, Ângela Oliveira aceita até um máximo de 170 encomendas. “Quando chego a este número encerro as encomendas e volto a abrir quando escoar tudo”, explica.
As encomendas são enviadas via CTT, mediante pagamento, e constam das máscaras encomendadas e de um flyer informativo sobre a sua utilização. Cada máscara com bolso de filtro para adulto custa 6,5 euros. Para criança, seis euros.
Ângela Oliveira trabalha com máscara e luvas. O tecido é comprado aos fornecedores locais. Algumas regras são tidas em conta no fabrico das máscaras comunitárias, desde logo no formato. “Existem umas pregas nas máscaras para não criar depósito de gotículas e poeiras. Há máscaras à venda na Internet, mas nem todas cumprem as regras”, alerta.

(toda a reportagem na edição impressa)

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu