Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jovens criam campanha solidária para adquirir equipamento de protecção


Sexta, 08 de Maio de 2020

A Morcul – Associação Jovem de Mortágua e a Associação de Estudantes do Agrupamento de Escolas de Mortágua lançaram uma campanha de angariação de fundos para comprar equipamento de protecção individual para quatro entidades do concelho.
“Falámos com as entidades que vão ser beneficiárias do ‘crowdfunding’ e vimos que todas elas tinham algum problema de stock de equipamento de protecção individual. Pensámos então que era uma boa oportunidade para as ajudarmos”, adiantou o presidente da Morcul.
Tiago Mendes referiu que a campanha “Mortágua Solidária” está a decorrer até ao último dia deste mês e, para ajudar, basta entrar na plataforma (https://ppl.pt/covid19/mortagua ou https://www.facebook. com/Mortagua.Solidaria) e contribuir.
“O nosso objectivo mínimo são os mil euros, para tentar conseguir dar alguma coisa significativa às instituições e, depois disso, tudo o mais que conseguirmos melhor, porque, quanto mais dinheiro, mais material conseguiremos entregar a essas instituições”, disse.
A 28 dias de terminar a campanha, a conta ultrapassou os 150 euros, mas só agora, explicou Tiago Mendes, “é que a campanha está a ser mais divulgada e houve outras associações que se juntaram ao projecto para divulgar junto dos seus sócios esta iniciativa”.
“A prioridade, para o caso de só conseguirmos o valor mínimo, será a compra de máscaras. E tentaremos dar, no mínimo, 500 máscaras a cada uma das instituições. Se conseguirmos um valor superior, tentaremos juntar outros bens de protecção que fazem falta a essas entidades”, assumiu.
Entre o equipamento de protecção individual no combate à covid-19 “mais prioritário estão batas impermeáveis, protetores dos pés ou viseiras e outro equipamento que, infelizmente, estão a ser necessários devido à pandemia” que se vive.
Em causa estão quatro entidades, três instituições da área social, como a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, o Centro Balmar e o Lar da Cruz, que são lares, e algumas delas fazem apoio domiciliário, e, depois, na área da saúde, é o Centro de Saúde de Mortágua.
“Vamos entregar o equipamento, porque uma das condições de ‘crowdfunding’ é a de que o dinheiro não seja entregue directamente, mas sim que seja feita uma compra com o respectivo comprovativo, com o dinheiro que for angariado junto das pessoas”, precisou.
Tiago Mendes contou ainda que a compra do equipamento de protecção individual vai ser feita no concelho, uma vez que “assim, além de ajudar as instituições, também se faz um bocadinho de economia local”.
“Temos duas farmacêuticas que importam muitos destes materiais e a aquisição vai ser feita lá para depois entregarmos às instituições”, prometeu Tiago Mendes.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu