Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Número de casos de infecção abranda por todo o distrito


José Alberto Lopes Sexta, 08 de Maio de 2020

Covid-19 

Dos 24 concelhos do território, apenas 10 apresentam valores acima da dezena de infectados. Castro Daire, Vi-seu, Mangualde e Resende são os concelhos mais afectados


Um pouco por todo o distrito, verifica-se uma estagnação em termos de número de casos positivos de infecção pelo covid-19. Durante esta semana, surgiram apenas novos casos em Viseu, Oliveira de Frades, Moimenta da Beira, Sátão, Lamego e Armamar.

O concelho de Castro Daire surge na frente de uma lista que ninguém quereria certamente encabeçar, com 109 infectados. Todavia, esteve durante mais de uma semana sem registo de casos positivos, um forte indicador de que as medidas de segurança implementadas surtiram o efeito desejado. No território, contabilizam-se ainda 76 casos de pessoas recuperadas e cinco óbitos.
Com menos dez casos, o concelho de Viseu registou esta semana o aparecimento de mais uma pessoa infectada. Nesta altura, são sete as pessoas internadas no Hospital de Viseu.
Mangualde é o terceiro concelho com mais infectados, 77, sendo o maior foco de contaminação o Lar São José, em Santiago de Cassurrães, onde se verificaram 64 casos positivos e 9 óbitos. Há, neste momento, 55 casos activos no território e 13 recuperados.
Segue-se Resende, onde se verificou o primeiro grande surto no distrito, numa unidade da Santa Casa da Misericórdia local, com 67 pessoas infectadas. Apesar dos 5 óbitos registados no concelho, há já 50 pessoas recuperadas.
Com três novos casos confirmados no domingo, Lamego atingiu os 43 casos referenciados de covid-19. O município, todavia, informou na sua página oficial que estes três novos casos estavam já a ser acompanhados pelas autoridades de saúde e que se mantinham em isolamento sanitário.
O concelho de Nelas mantém, há vários dias, os 22 casos positivos confirmados, havendo, entre eles, 18 recuperados e dois óbitos, ambos, segundo a autarquia, "em consequência de patologias associadas a outras doenças graves". O território tem, assim, apenas dois casos activos de infecção pelo covid-19.
Moimenta da Beira é o concelho que se segue, com 15 pessoas infectadas, uma delas durante esta semana, de acordo com informação veiculada pelo município.

Covid-19 ainda não chegou a vários concelhos
Sem actualização de casos na última semana, o município de Carregal do Sal, na sua última informação sobre a pandemia a nível local, confirmava a 27 de Abril a existência de 13 pessoas infectadas (11 residentes e 2 não residentes) e de 9 recuperados.
O Município de Tondela, na sua informação diária, regista 12 casos confirmados até ontem, sendo que 9 já se encontram recuperados. O número de casos positivos não regista alterações desde o dia 20 de Abril.
Dos 11 casos registados em Oliveira de Frades, um deles esta semana, verificam-se nesta altura 5 recuperados e um hospitalizado.
São Pedro do Sul, Vouzela e Santa Comba Dão apresentam números muito próximos. Das 10 pessoas infectadas em território sampedrense, 9 estão recuperadas. Em Vouzela, entre os 9 casos positivos, registam-se 6 pessoas recuperadas e 3 em isolamento, devidamente acompanhadas pelas autoridades de saúde. Dos 9 casos confirmados em Santa Comba Dão, 8 pessoas estão recuperadas, registando-se um óbito.
Apesar de não divulgarem dados oficiais desde 14 de Abril, "por imposição da Comissão Nacional de Protecção de Dados", os concelhos de Cinfães e Sátão registam 8 casos de pessoas infectadas. O concelho de Mortágua confirma 5 pessoas infectadas, e, com menos um caso positivo, surge Sernancelhe, concelho onde se registou um dos primeiros casos de infecção no distrito.
Com valores residuais, Tabuaço confirmou duas pessoas infectadas no final de Março, não voltando a anunciar novos casos desde então, assim como Penedono, que registou um caso no início de Abril. Por sua vez, Armamar confirmou esta semana o seu primeiro caso positivo, no estrutura residencial para idosos do Centro Social e Paroquial de Fontelo.
No concelho de Penalva do Castelo apenas se registou um caso positivo, na freguesia de Ínsua, que já se encontra recuperada. Ainda sem casos a registar, surgem os concelhos de Vila Nova de Paiva, Tarouca e São João da Pesqueira.|

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu