Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Sector da hotelaria e restauração vive situação dramática


Quinta, 07 de Maio de 2020

Uma em cada três empresas da hotelaria e restauração não conseguiu pagar salários em Abril, alertou ontem a associação representativa do sector, que sublinha a «situação dramática» que muitas empresas atravessam por causa da pandemia.
Em comunicado, a Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) cita o seu mais recente inquérito, realizado entre 30 de Abril e o início deste mês e com 1.722 respostas válidas, que indica que como consequência da ausência de facturação e de recursos 32% das empresas não conseguiram pagar salário a 30 de Abril e 12% apenas conseguiu pagar uma parte.
«A perspectiva de curto prazo é avassaladora, com 60% das empresas a estimarem zero vendas no mês de Maio e 27% a admitirem mesmo avançar para a insolvência», alerta a AHRESP, lembrando que cerca de 70% das empresas assumem que não vão conseguir pagar salários este mês, caso o apoio do “lay-off” não chegue a tempo.
O inquérito indica ainda que 18% das empresas admitem que não vão conseguir manter a totalidade dos postos de trabalho até ao final do ano.
Os dados referentes ao mês de Abril revelam «um quadro muito preocupante» para estas actividades económicas, pois cerca de 80% estiveram encerradas e não tiveram qualquer facturação. No caso específico do “lay-off”, recorda a AHRESP, «apesar de 59% das empresas terem recorrido a este mecanismo, 77% aplicaram o regime à totalidade dos seus trabalhadores». «Mais preocupante é o facto de 76% não terem recebido o apoio até à data de 30 de Abril», acrescenta.
Segundo os dados da AHRESP, a importância deste modelo de apoio através da Segurança Social é demonstrada pela intenção de renovação do recurso ao “lay-off” simplificado por 90% das empresas inquiridas. Quanto às linhas de financiamento, apenas 39% das empresas recorreram a estes mecanismos de apoios financeiros, sendo o mais referenciado a linha do Turismo de Portugal dirigida a microempresas. «No entanto, das empresas com processos aprovados, 67% ainda não tinham o dinheiro disponível», refere a associação.
A AHRESP alerta ainda que, com a data de 18 de Maio para a reabertura dos estabelecimentos de restauração e bebidas, e com a redução de 50% na lotação, «20% das empresas referem que não vão reabrir os seus estabelecimentos».


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu