Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Lusitano e Castro Daire na luta pela subida à “III Liga”


Quinta, 07 de Maio de 2020

As equipas do Castro Daire, do Lusitano e do Ginásio Figueirense, que terminaram a Série B do Campeonato de Portugal em 5.º, 15.º e 18.º lugar, respectivamente, vão disputar na próxima época o acesso à “III Liga”. Trata-se de um novo terceiro escalão, a criar na época 2021/22, anunciado ontem pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Em comunicado, a FPF dá conta da reestruturação do terceiro escalão do futebol nacional – abaixo das duas competições profissionais, I Liga e II Liga –, que, em 2020/21, vai contar com 96 equipas, mais 24 do que em 2019/20. O “alargamento” resulta da despromoção de duas equipas da II Liga, nomeadamente Cova da Piedade e Casa Pia, dos 70 emblemas que se mantiveram, uma vez que não houve descidas aos distritais, dos 20 promovidos das competições regionais, entre os quais deverão estar o Mortágua, que liderava a Divisão de Honra da AF Viseu, e o Sp. Mêda, que liderava a 1.ª Divisão da AF Guarda, quando os campeonatos foram interrompidos, e de quatro novas equipas B.

96 clubes em oito séries
Os 96 clubes vão ser organizados em oito séries de 12 equipas, nas quais os campeões vão apurar-se para o acesso à II Liga, os quatro seguintes (do segundo ao quinto) para o acesso à III Liga e os últimos quatro (do nono ao 12.º) são despromovidos aos distritais.
As duas vagas para o segundo escalão vão ser disputadas em duas séries de quatro equipas, subindo o vencedor de cada uma delas. Já o acesso à III Liga prevê oito séries de quatro clubes, colocando os dois primeiros na nova competição.
O número de clubes a disputar as competições não profissionais, III Liga e Campeonato de Portugal, vai “reduzir-se até 76”, em 2023/24.
De acordo com a FPF, a III Liga vai ser disputada por 24 clubes em 2021/22 e 2022/23, sendo reduzida a 20 em 2023/24, enquanto o Campeonato de Portugal vai contar com 60 em 2021/22 e 56 em 2022/23 e 2023/24.
De acordo com a FPF, este “amplo plano de emergência e reestruturação do terceiro escalão do futebol sénior masculino português” resultou “da reflexão dos últimos seis meses com as associações e demais sócios FPF”.
A FPF aponta como objectivos “assegurar o maior número possível de projectos equilibrados, aumentar a competitividade, melhorar a qualidade de jogo, aproximar os adeptos do futebol local e “criar espaços de desenvolvimento para o jovem jogador português”.
“A FPF acordou com o Sindicato dos Jogadores que os profissionais destas competições terão como valor de remuneração base o salário mínimo nacional [actualmente 635 euros]. Além desta medida, a taxa de jogo sofrerá uma redução significativa e haverá ajustes no valor de inscrição de jogadores”, conclui a FPF.
Face à pandemia de covid-19, as competições nacionais e distritais de futebol, excepto a I Liga e a Taça de Portugal, foram concluídas precocemente.
As equipas da I Liga deverão retomar os jogos referentes às últimas 10 jornadas no final deste mês. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu