Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Hospital de Leiria apoia comunidade intermunicipal nos testes a funcionários de lares


foto: Lusa/Arquivo Quarta, 06 de Maio de 2020

O laboratório de patologia clínica do Hospital de Santo André está a colaborar com a Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL) na realização dos testes a funcionários de lares, aumentando a capacidade de resposta.
O Laboratório de Hematologia do Serviço de Patologia Clínica do Hospital de Santo André, do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), começou, na segunda-feira, a colaborar com a CIMRL e com os Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) para a realização de testes ao novo coronavírus a cerca de 3.000 funcionários de lares da região.
“As equipas dos ACES fazem a recolha, entregam no hospital, que fazem a análise. São efectuados 50 testes por dia, que se juntam aos 96 que o Politécnico de Leiria já faz. Desta forma, passamos a testar de forma mais rápida”, explicou à agência Lusa o presidente da CIMRL, Gonçalo Lopes.
Os testes serão efectuados apenas aos funcionários, no âmbito de uma medida do Ministério do Trabalho, Solidariedade e da Segurança Social [MTSSS], em colaboração com os Ministérios da Saúde e da Ciência, mas, “se algum colaborador testar positivo, todos os utentes do lar serão também testados”, referiu Gonçalo Lopes.
“O teste custa 50 euros. O MTSSS paga 35 euros e a CIMRL assume os 15 euros. É muito mais barato do que os orçamentos dos laboratórios privados, cujo valor convencionado com o Ministério da Saúde é de 87,95 euros”, acrescentou Gonçalo Lopes.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu