Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mosteiro da Batalha: Festival Artes à Vila vai ser transmitido em directo pela Internet


foto: Arquivo Quarta, 06 de Maio de 2020

O Mosteiro da Batalha vai receber novamente o festival Artes à Vila, que nesta terceira edição terá transmissão em directo pela Internet no dia 27 de Junho, devido à pandemia de Covid-19.
Manel Cruz e Luís Portugal são os dois primeiros artistas anunciados pela organização, que adaptou para quatro concertos num único dia um festival que era suposto decorrer ao longo de quatro dias e juntar 15 músicos e grupos convidados, entre outras actividades.
“Já tínhamos o programa pronto mas a actual circunstância obrigou-nos a repensar tudo e ver o evento com outros olhos”, explica Eduardo Jordão. O responsável pelo festival diz ter preparado “um programa fantástico” dedicado à música nacional, “numa altura em que todo o apoio que se possa dar a este sector é imprescindível”.
Os concertos que vão decorrer nas Capelas Imperfeitas e Claustro Real são uma prova de que “a vida continua”, refere o director do Mosteiro da Batalha.
“A realização do festival significa também que o Artes à Vila tem capacidade para se renovar, quando podia acabar por aqui, e que um monumento como o Mosteiro da Batalha pode continuar a acolher manifestações artísticas e a promover concertos, por exemplo”.
Joaquim Ruivo espera que os espectáculos transmitidos a partir do monumento Património da Humanidade, circunstancialmente “mais silencioso”, se revelem “uma viagem, um diálogo íntimo, só entre o artista e o espaço”, permitindo o festival que possam “ser usufruídos à distância por milhares de pessoas”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu