Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal: Faleceu Emília Encarnação após ter celebrado 105 anos


texto: Orlando Cardoso / foto: DR Quarta, 06 de Maio de 2020

Emília Encarnação, utente do Lar de São José, do Centro Social e Paroquial da Ilha, faleceu ontem, depois de no passado sábado ter comemorado o seu 105.º aniversário.
A notícia do óbito foi dada pela sua neta Sandra Silva, horas depois de ter estado em conversa com o nosso jornal dando conta das comemorações do aniversário da sua avó.
Natural daquela localidade da zona Oeste do concelho de Pombal, Emília Encarnação trabalhou, grande parte da sua vida, no campo. “Uma vida muito difícil com 10 filhos para criar”, referiu Sandra Silva, uma das netas, de um total de 25. A centenária tinha, ainda, 26 bisnetos.
Sandra Silva considerou que a sua avó, que “ficou viúva há 40 anos” era uma “força da natureza”, até porque, até há poucos anos, nunca teve necessidade de ir a um hospital. Tal acabou por acontecer há meia dúzia de anos, quando teve de ser submetida a uma cirurgia ao fémur, que a colocou na estrutura residencial sénior.
“Há dois ou três dias foi novamente ao hospital devido a uma insuficiência cardíaca, mas regressou à instituição a tempo de celebrar o seu aniversário”, conta a neta, orgulhosa por a avó ter sido uma “mulher lutadora”.
Utente estimada por toda a comunidade daquela instituição, no sábado, Emília Encarnação ouviu o cantar dos parabéns, por parte de familiares, colaboradoras e restantes utentes, de uma forma especial, a partir do exterior e junto da janela do seu quarto.
Sandra Silva reconhece que não era daquela forma que estava prevista a comemoração da data, mas tendo em conta as contingências de uma pandemia, mais uma vivida por Emília Encarnação, assim teve que ser. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu