Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Desaconselhadas viagens para fora da União Europeia


Segunda, 04 de Maio de 2020

A Comissão Europeia desaconselha viagens de cidadãos europeus para fora da União Europeia (UE) até final do ano ou até a Covid-19 estar «numa situação estável», com tratamento disponível, visando evitar casos de pessoas retidas em países terceiros.
«Não recomendo que as pessoas considerem destinos fora da UE até não estarmos numa situação estável, como por exemplo com um tratamento ou com uma vacina disponível, e não penso que esse seja o cenário até final do ano», declarou em entrevista à Lusa, em Bruxelas, a comissária europeia dos Transportes, Adina Vălean.
Insistindo desaconselhar que «as pessoas pensem [deslocar--se a] países terceiros nesta fase», a responsável notou que Bruxelas «não quer voltar a ver cidadãos europeus retidos» fora da UE.
«Essa foi a situação no início da crise e, por isso, tivemos de organizar vários voos para repatriar pessoas que estavam retidas em destinos afastados e que não puderam utilizar transportes para voltar», ressalvou Adina Vălean, recomendando «cautela nesta questão».
Desde meados de Março, existem fortes restrições à circulação nas fronteiras externas e internas da UE, devido às medidas de contenção adoptadas pelos Estados-membros para tentar conter a propagação da Covid-19.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu