Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Hospital de Leiria retoma actividade assistencial com remarcação de exames


foto: Arquivo / Legenda: Licínio Carvalho diz que “es­ta será uma fase de retoma gradual” Segunda, 04 de Maio de 2020

O Centro Hospitalar de Leiria es­tá a retomar a actividade assistencial de forma gradual, ten­do iniciado a remarcação de exames e de consultas e retomado o Serviço de Urgência Ge­ral na sua localização habitual. A retoma gradual da actividade assistencial não urgente iniciou-se no dia 28 de Abril, com o Serviço de Urgência Geral a regressar à sua localização habitual, onde funcionava em exclusivo a Urgência Covid-19, anuncia uma nota de imprensa.
Desta forma, o espaço onde funcionava a Consulta Externa, Medicina Física e Reabilitação e Cirurgia de Ambulatório ficou de novo disponível para se iniciarem as consultas presenciais. O CHL sublinhou que todas as unidades foram totalmente desinfectadas e higienizadas por equipas especializadas da GNR, no âmbito de um protocolo com a Protecção Civil, ga­ran­tindo a segurança de profissionais e utentes nesta nova fase.
Na passada quinta-feira foram repostas as equipas de enfermagem e as equipas médicas com escalas na Urgência, que regressaram aos seus serviços de origem e foram reestruturados os serviços de internamento. Foram também libertados os gabinetes da Consulta Externa ocupados com as colheitas do Serviço de Patologia Clínica.
A partir de hoje, dia 4, são retomadas as marcações de primeiras consultas presenciais e o agendamento das consultas subsequentes sem a presença do doente, por telefone, nas situações em que esta opção seja possível. As consultas serão realizadas de forma descentralizada, nas três unidades do CHL - Leiria, Pombal e Alcoba­ça - e serão remarcados os exames complementares de diagnóstico e terapêutica desmarcados por causa da Covid-19.
De forma a garantir a segurança de todos, só será permitida a entrada dos utentes 30 minutos antes dos exames e consultas, não será autorizada a presença de acompanhantes (salvo em situações excepcionais), e nas salas de espera, para manter o distanciamento social, estarão marcadas as cadeiras em que os utentes se poderão sentar. A partir desta data passarão também a ser realizadas cirurgias convencionais e de ambulatório no bloco operatório central e no bloco operatório da Cirurgia de Ambulatório do Hospital de Santo André, em Leiria.
As cirurgias serão igualmente retomadas no bloco operatório do Hospital de Alcobaça Bernardino Lopes de Oliveira, aumentando em duas vezes e meia a capacidade instalada antes da pandemia da Covid-19, informou ainda o CHL.
O presidente do Conselho de Administração do CHL, Licínio de Carvalho, considera, citado numa nota de imprensa, que "esta será uma fase de retoma gradual, em que é necessário, acima de tudo, garantir a segurança de utentes e profissionais, já que a pandemia se mantém e o risco de infecção é muito real e elevado".

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu