Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pombal: Fundador do Lar da Cumieira morre vítima da Covid-19


texto. Orlando Cardoso / foto: DR / Legenda: Augusto Sol da Graça Segunda, 04 de Maio de 2020

Augusto Sol da Graça, que fundou há quase três décadas a Associação Sócio-Cultural, Recreativa e Educativa de Cumieira e Circunvizinhas, na freguesia de Pombal, morreu, na passada quinta-feira, aos 97 anos, infectado com a Covid-19 e com outras patologias associadas.
Utente daquela instituição, que viveu momentos de gran­de aflição devido à contaminação por Covid-19, tendo ali ocorrido cinco dos 10 óbitos contabilizados no concelho até ao momento, Augusto Sol da Graça estava internado no Hospital de Santo André (Leiria) há cerca de um mês.
Apesar de ser natural de Vila Verde, concelho de Ferreira do Zêzere, Augusto Sol da Graça radicou-se na pequena aldeia da Cumieira (Pombal) em 1975, assumindo-se como sua terra natal. De regresso à Cumieira, depois de 35 anos de emigração por vários países, como Brasil, Uruguai, Argentina, Canadá, Espanha e França, Augusto Sol da Graça manifestou a sua preocupação com o bem-estar dos seus concidadãos. Começou a delinear, por sua própria iniciativa, aquela que viria a ser a Associação Sócio-Cultural, Recreativa, Educativa da Cumieira e Circunvizinhas, fundada formalmente em 1993, e que só em 2012 inaugurou as suas instalações com valência de Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Estrutura Residencial para Idosos.
Conseguiu, também, com o apoio da Câmara de Pombal, viabilizar a construção de um campo de futebol naquela aldeia, tendo recorrendo aos meios técnicos das Forças Armadas para a realização dos trabalhos de terraplanagem do terreno e abertura de uma rua entre aquele e a sede da associação.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu