Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Rali de Portugal foi cancelado


Segunda, 04 de Maio de 2020

O Rali de Portugal, quinta prova do campeonato do mundo de ralis (WRC), foi cancelado devido à pandemia da covid-19, confirmou Automóvel Club de Portugal (ACP).
A prova, que estava marcada inicialmente entre 21 e 24 de Maio, já tinha sido adiada, com o ACP a explicar que ainda tentou que fosse disputada no “final de Outubro”, mas que tal não vai acontecer. 
“Depois de avaliadas, em conjunto com os parceiros da prova, autarquias e patrocinadores, todas as condições sanitárias e de segurança que o WRC Vodafone Rali de Portugal exige, as mesmas não são compatíveis com a imprevisibilidade que vivemos, além da incerteza da abertura das fronteiras e do espaço aéreo”, refere em comunicado.
O ACP salienta que “é forçado a cancelar a etapa nacional do campeonato mundial de ralis da FIA 2020”, lamentando o desfecho.
“O ACP lamenta profundamente esta decisão, mas é a única que poderia assumir de forma responsável perante os milhares de adeptos, equipas, autarquias, patrocinadores e todos os envolvidos na prova, responsável em 2019 por um impacto na economia nacional superior a 142 milhões de euros”, acrescenta.
À semelhança do ano passado, o Rali de Portugal ia novamente partir da Universidade de Coimbra, tendo passagem nos concelhos de Lousã, Góis, Arganil e Mortágua.
O presidente da Câmara de Arganil reconheceu que a pandemia retirou “todas as condições para o Rali de Portugal se realizar”, até porque costuma atrair milhares de cidadãos espanhóis, alertando para o “impacto indirecto” que o cancelamento da prova provocará. “O Rali de Portugal é o evento com maior impacto na região. Há um impacto directo na economia local, mas há também um impacto indirecto - mediático e promocional -, que é mais substancial”, disse Luís Paulo Costa. 
O autarca de Arganil, um dos locais de passagens mais reconhecidos do rali, lamentou a perda do “efeito dinamizador na hotelaria e restauração”, mas lembrou que serão os sectores com “regras mais restritivas no regresso à actividade”, pelo que o cancelamento da prova, “feito em coordenação com o ACP”, tornou-se uma inevitabilidade.
A organização anunciou entretanto que já solicitou o regresso do Rali de Portugal em Maio de 2021. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu