Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Académico de Viseu “encerra” época


Segunda, 04 de Maio de 2020

A SAD do Académico de Viseu deu por terminada a época desportiva no clube, com "um honroso oitavo lugar" na II Liga de futebol, e uma histórica presença "nas meias-finais da Taça de Portugal". "Agora é hora de continuarmos a lutar, para que seja possível regressarmos o mais rápido possível à normalidade", acrescenta o clube, numa publicação na rede social Facebook.
Oficialmente, para o clube beirão, é o final da temporada de futebol, numa altura em que o plantel profissional está em férias, até ao próximo dia 12.
A decisão, adiantou fonte do clube à agência Lusa, foi comunicada ao plantel após uma reunião, por videoconferência, que juntou o presidente da Liga de clubes, Pedro Proença, e representantes dos clubes.
A II Liga foi suspensa por tempo indeterminado a 12 de Março, devido à pandemia da covid-19, após 24 das 34 jornadas, tendo o Governo excluído o regresso desta competição, no plano de desconfinamento apresentado na quinta-feira.
O clube viseense foi um dos 12 da II Liga que agradeceram o empenho dos presidentes da Federação Portuguesa de Futebol (FFP), Fernando Gomes, e da Liga de Clubes, Pedro Proença, face à suspensão do campeonato devido à pandemia da covid-19.
Académica, Académico de Viseu, Casa Pia, Cova da Piedade, Desportivo de Chaves, Farense, Leixões, Nacional, Oliveirense, Penafiel, Sporting da Covilhã e Vilafranquense são os subscritores do comunicado que agradece ao dois dirigentes e também “aos clubes da I Liga que mostraram solidariedade”.
“Situações extremas exigem respostas prontas e equilibradas, porque só assim se consegue superar as dificuldades e vencer os desafios. É o que está a acontecer agora com o futebol português, pelo mérito da intervenção do presidente da FPF, Fernando Gomes”, lê-se no comunicado divulgado por alguns dos signatários.
Nesta mensagem, 12 dos 18 emblemas do segundo escalão referem que “foi graças ao seu empenho na salvação do futebol português, à forma célere e enérgica das suas acções e à solidariedade com os clubes em geral e, em particular, com os clubes da II Liga, que se criaram condições que nos permitem enfrentar uma situação extrema de uma forma mais segura e protegida”.
Na sexta-feira, a FPF disponibilizou um milhão de euros aos clubes da II Liga, antecipando as verbas para o fundo de financiamento para infraestruturas da próxima temporada, que, excepcionalmente, pode ser usado para outros fins, segundo confirmou à Lusa fonte ligada ao processo.

Felix Mathaus lamenta fim
Felix Mathaus, do Académico, é um dos jogadores da II Liga que criaram uma corrente solidária nas redes sociais a lamentar o fim do campeonato, apelando à igualdade com a I Liga que vai retomar a competição no final do mês.
“A ideia é todos os jogadores da II Liga colocarem uma foto a preto e branco nas redes sociais com o intuito de apelar à igualdade entre as duas Ligas e ao mesmo tempo revelar que estamos de luto com a decisão de não avançar com a II Liga”, é o texto que circula entre os atletas nas redes sociais.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu