Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara poupa 6,3 milhões de euros de receita corrente


Segunda, 04 de Maio de 2020

A Câmara de Viseu aprovou as contas relativas ao exercício de 2019, que incluem uma poupança de 6,3 milhões de euros de receita corrente e um saldo positivo de quase 500 mil euros. presidente da autarquia, Almeida Henriques, disse aos jornalistas que “só é possível esta situação financeira sólida e robusta graças à boa gestão dos dinheiros públicos”. Segundo Almeida Henriques, “a execução da receita global alcançou, em 2019, um montante de 76,8 milhões de euros”.
“Desta forma, toda a despesa foi satisfeita, visto que a receita global foi superior à despesa global, exibindo-se um excedente orçamental nas contas da autarquia, justificado, em grande medida, pelo princípio da prudência adoptado”, acrescentou.
As Grandes Opções do Plano traduziram-se num montante executado superior a 36,9 milhões de euros.
O autarca disse também que, no final de 2019, “a dívida total das operações orçamentais do município de Viseu baixou para 15,5 milhões de euros, o que se expressou numa queda de 27,6%, ou seja, menos 5,9 milhões de euros face à dívida inicial”.
A poupança corrente permitiu que a Câmara apresentasse no final do ano um saldo de gerência superior a 20,6 milhões de euros.
Também a Sociedade de Reabilitação Urbana e a Habisolvis apresentaram contas positivas em 2019.
As Águas de Viseu “apresentaram contas saudáveis, com um acréscimo de investimento no sistema, reflectindo também a evolução do número de clientes, tanto na rede de abastecimento de água, como na rede de drenagem de águas residuais”, afirmou Almeida Henriques, acrescentando que “a receita totalizou 14,1 milhões de euros”.
O autarca disse aos jornalistas que “nada será como dantes” depois da pandemia da covid-19, antecipando que “as boas contas hoje apresentadas e a boa saúde dos municípios poderá estar em risco”, devido à “enorme redução de receita”.

Alertas e avisos
Em comunicado, os vereadores do PS defendem que “os alertas e avisos” relativamente às contas da autarquia “foram realizados em boa hora”. “O PS alertou o executivo para as tendências muito preocupantes que estavam a verificar nas contas do Município de Viseu. Particularmente no ano 2018, as contas municipais apresentavam diversos indicadores económico-financeiros negativos. No Relatório de Gestão e Documentos Financeiros do Município de Viseu de 2019 a situação inverteu-se”, explicam, acrescentando que “algo se reorganizou, a situação mudou e os dados são agora diferentes”.
“As contas do Município de Viseu vieram de um resultado liquido negativo de cerca de 3,5 milhões para um valor positivo de 415 mil euros”, exemplificam os vereadores da oposição, sublinhando que se verificou “uma preocupação clara em conter as despesas em todas as frentes”.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu