Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município de Viseu reabre hoje serviços e cemitérios


José Fonseca Segunda, 04 de Maio de 2020

O Município de Viseu anunciou ontem diversas medidas que serão tomadas nas próximas semanas com a entrada em vigor da Declaração de Estado de Calamidade.
No despacho a que o nosso Jornal teve acesso, o presidente da autarquia viseense, Almeida Henriques, explica que a resposta à pandemia da covid-19 “deve continuar a obedecer a uma estratégia nacional, coordenada pelo Governo e através da Direcção-Geral de Saúde (DGS), contando nesse esforço com a participação de todos”.
Segundo o autarca, “impõe-se ao nível municipal a necessidade de uma adaptação do conjunto de medidas tomadas à nova fase de combate à pandemia, com uma reabertura progressiva das actividades económicas e sociais”. Nesse sentido, o Município de Viseu procede hoje à abertura pública dos serviços municipais com atendimento presencial por marcação, “sendo obrigatório uso máscara, desinfecção das mãos e o controlo de temperatura”. O despacho refere que “serão prioritárias todas as solicitações efectuadas por e-mail ou via electrónica” e que, além da abertura pública, limitada, “o contacto com as populações será garantido, designadamente no atendimento geral do município por telefone ou por e-mail”.
Hoje, também se procederá à abertura dos cemitérios, “limitando ao máximo de uma pessoa por 20m2 no seu interior, em simultâneo, e salvaguardando as distâncias de segurança, aplicando-se as regras nacionais quanto a funerais”.

Transportes públicos
O despacho refere também que será assegurado o serviço essencial de transporte público de passageiros, respeitando a lotação máxima de 2/3 da capacidade dos autocarros, a limpeza diária, a desinfecção semanal e a higienização dos veículos, instalações e equipamentos utilizados pelos passageiros e outros utilizadores, mantendo a dispensa de obliteração de bilhete e as medidas de entrada e saída pela porta traseira até ao final deste mês. Os passageiros terão que estar munidos de máscaras de protecção individual.
A Ecopista do Dão poderá voltar a ser usada a partir do próximo sábado e, a partir do dia 16, serão ‘potenciados’ os percursos de natureza da Rede Municipal de Percursos Pedestres. Equipamentos de gestão municipal que permitam a prática de desportos individuais ao ar livre, como os campos de ténis, serão reabertos a partir do dia 18. No entanto, espaços como os parques infantis e os parques Gerações Activas continuarão fechados.
No próximo dia 12 voltará a realizar-se a feira semanal, no entanto, para já, estará “limitada, exclusivamente, à área de venda de plantações e árvores” e com uso obrigatório de máscaras, distanciamento e higienização. O despacho refere ainda que “a presente determinação é de natureza previsional podendo, por isso, ser objecto de atempada modificação ou revisão”.
No dia 18, abrirão portas a loja de turismo, a biblioteca e os museus municipais. Até lá, o município ainda publicará um plano de procedimentos de recepção e frequência de público. O serviço ‘take away’ da biblioteca irá manter-se, “pelo menos, até 30 de Junho”.

Cultura
O Centro de Artes e do Espectáculo de Viseu poderá reabrir o Teatro Viriato e retomar a sua programação a partir de 1 de Junho, segundo um plano de procedimentos de gestão de sala (lotação), distância social e higienização que salvaguarde a protecção de público e profissionais.
O Município de Viseu irá ainda “acompanhar a decisão do Governo relativa às normas e prazos para o reagendamento e reprogramação de espectáculos e eventos culturais”, lembrando que está em vigor, “até 12 dias úteis após conclusão do Estado de Emergência, o aviso do programa municipal Viseu Cultura para submissão de propostas de reagendamento e reprogramação de projectos aprovados”.
A Declaração de Situação de Alerta irá manter-se, acontecendo o mesmo com o Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Viseu, que continuará activo, tal como o plano de contingência covid-19 do município de Viseu.
A linha municipal de emergência social ‘Viseu Ajuda’ manter-se-á em funcionamento até finais de Junho.
O estacionamento continuará gratuito até final deste mês. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu