Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Concurso para concessão do Forte com prazo alargado


Segunda, 04 de Maio de 2020

A Administração do Porto de Aveiro decidiu prolongar o pra­zo, até 8 de Junho, para a apresentação de propostas ao concurso público para a concessão do Forte da Barra, na freguesia da Gafanha da Nazaré, no âm­bi­to do programa Revive. O con­curso foi lançado a 3 de Fevereiro e o calendário do processo estipulava 4 de Maio [hoje] co­mo a data final para os interessados apresentaram pro­postas. No entanto, e atendendo às “res­trições” causadas pela actual pandemia ao funcionamento dos serviços portuários, o prazo foi dilatado até às 19 ho­ras de 8 de Junho.
O Revive é um programa conjunto dos ministérios da Economia, Cultura e Finanças, com a colaboração das autarquias locais e coordenação do Turismo de Portugal, que visa a concessão e recuperação de património público sem uso para fins turísticos. A primeira fase do Revive incluiu 33 imóveis, a que se somaram, na segunda fase, lançada em 2019, outros 16. Destes 49, três situam-se no distrito de Aveiro: Convento de Arouca, Palacete dos Condes Dias Garcia, em São João da Madeira, e Forte da Barra (ver caixa).
No caso do Forte da Barra, a ideia é entregar a gestão do complexo a privados por 50 anos para a sua exploração turística (estabelecimento hotelei­ro como cerca de 50 quartos, alojamento local ou outro projecto de vocação turística), a troco de uma renda mínima anual de 6.444 euros.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu