Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Futebol: Reformulação dos quadros competitivos pode ‘tramar’ equipas da região


texto: José Roque / foto: LFC/Arquivo Quarta, 29 de Abril de 2020

Os campeões distritais de Leiria, em seniores, vão deixar de ter acesso directo aos campeonatos nacionais. Esta é uma das principais conclusões que se pode tirar de uma proposta realizada em conjunto entre a Liga Portuguesa de Futebol Profissional e a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tendo em conta a reformulação dos quadros competitivos.
No documento oficial a que o Diário de Leiria teve acesso pode ainda ler-se a proposta para a criação de “uma 3.ª Liga semi-profissional com 18 equipas”, sendo que esta competição seria composta pelos quatro primeiros classificados das quatro séries do Campeonato de Portugal à data do cancelamento das mesmas. Além di­s­so, seria feito um convite ao Sporting B e ao Marítimo B para compor o lote das 18 equipas. Assim, nesta nova divisão – em que sobem três equipas e descem outras três -, não iriam constar qualquer equipa da região de Leiria.
Por outro lado, o Campeonato de Portugal (CP) – que passaria a ser a 4.ª divisão nacional – seria composto por três zonas (Norte, Centro e Sul), com 20 equipas cada. No quadro exemplificativo que se po­de ver no documento, a UD Leiria, o AC Marinhense e o CD Fátima ficariam na zona Centro, enquanto o Caldas SC ficaria na zona Sul. No que diz respeito às subidas e descidas, seriam promovidos à 3.ª Liga o campeão de cada uma das zonas, e seriam despromovidas os últimos quatro classificados de cada zona.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu