Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município define apoios a empresas e particulares


Quarta, 29 de Abril de 2020

A Câmara de Penalva do Castelo vai isentar famílias, empresários e Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, do pagamento da factura de água. Os particulares e as empresas vão ficar isentas do pagamento nos meses de Abril e Maio e as IPSS até ao final deste ano.
“A medida para os consumidores particulares surge no âmbito de ajudar as famílias que perderam rendimento numa altura que o país está em estado de emergência”, salientou Francisco Carvalho presidente do município. O autarca refere que as obras públicas vão continuar, mas a prioridade passa por ajudar no combate à pandemia da covid-19.
Além da isenção do pagamento da factura da água, a autarquia, durante os meses de Março até Junho, isentou de pagamento as rendas dos estabelecimentos concessionados pelo município, refeições escolares e o prolongamento do horário escolar.
As prestações dos terrados da feira semanal e as prestações das bancas e lojas do mercado municipal que vencem nos meses de Abril, Maio e Junho de 2020 também ficam isentas de pagamento.
“O objectivo do município, com estas medidas, é auxiliar os penalvenses, numa altura em que o país atravessa uma crise sem precedentes, e em que as despesas com o agregado familiar aumentaram e os proveitos diminuíram”, reiterou Francisco Carvalho.
O concelho registou, até hoje, apenas um caso positivo de infecção por coronavírus.
Freguesia de Germil
apoia população
A freguesia mantém os apoios à educação, com a entrega de materiais pedagógicos ao domicílio, e à vida social, imprimindo qualquer documento necessário relacionado com entidades públicas, como segurança social e escolas, e privadas, como bancos e telecomunicações.
A presidente da junta de freguesia, Marlene Lopes, refere que os materiais solicitados "serão impressos no período de 24 horas", solicitando à população que reporte eventuais falhas e necessidades, "sobretudo dos mais vulneráveis".
A autarca salienta que a junta "está ao lado da população, criando soluções para os problemas que nos vão sendo apresentados e, mesmo sem funcionários a tempo inteiro, afirmando-se disponível para ajudar e proteger a nossa freguesia, com resiliência, prudência e espírito solidário".


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu