Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Regras para o regresso às escolas a 18 de Maio estão a ser estudadas


Terça, 28 de Abril de 2020

As regras de funcionamento das escolas, depois da retomadas as aulas presenciais para os alunos do 11.º e 12.º anos, que poderá acontecer a 18 de Maio, ainda estão a ser estudadas, disse ontem a directora-geral da Saúde.
Questionada sobre as condições em que decorrerá o regresso às aulas presenciais, a directora-geral da Saúde adiantou que as medidas gerais estão a ser ponderadas entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, ressalvando que alguns casos deverão ser avaliados individualmente.
«Há um conjunto de regras que vão ser aplicadas e também vão ser estudadas situações específicas. Obviamente que uma das situações específicas, que terá de ser vista praticamente caso a caso, é a questão dos docentes e dos discentes que possam ser mais vulneráveis», disse Graça Freitas durante a conferência de imprensa diária sobre a situação da pandemia em Portugal.
A questão também foi levantada ontem pelos directores escolares, que enviaram uma carta ao Ministério da Educação alertando para a necessidade de o Governo e a DGS darem indicações práticas de como devem organizar a reabertura das escolas. Os directores escolares alertaram para a urgência em conhecer regras de funcionamento das escolas durante a pandemia, tais como o número de alunos por sala, para poderem organizar o recomeço das aulas presenciais.
O regresso de algumas actividades está a ser preparado também nos serviços de saúde, nomeadamente com o reagendamento de consultas e exames adiados devido à Covid-19, segundo o secretário de Estado da Saúde. «Estamos a fazer a programação de consultas, de atendimentos, de horários, de exames. Isso está a ser feito paulatinamente, mas há de facto uma necessidade de recuperar actividade assistencial que durante este tempo ficou um pouco para trás», disse António Sales, sublinhando que a possibilidade de um segundo pico epidemiológico não pode ser descurada.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu