Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Companhia Paulo Ribeiro estreia projecto audiovisual


Terça, 28 de Abril de 2020

A Companhia Paulo Ribeiro apresenta amanhã, às 11h30, nas suas plataformas digitais, ‘Last at home’. Criado em exclusivo para apresentação online, a partir de ‘Last’, espectáculo de São Castro e António Cabrita, o projecto visa assinalar o Dia Mundial da Dança.
Em comunicado, a Companhia Paulo Ribeiro adianta que os seus directores artísticos desafiaram o elenco de ‘Last’ para uma criação “feita à medida dos tempos que vivemos”, com cada um dos bailarinos, nomeadamente, Ana Moreno, Ester Gonçalves, Guilherme Leal, Miguel Santos, Rosana Ribeiro e Laura Abel, a interpretar e a gravar um excerto de ‘Last’, espectáculo que esteve em circulação pelo país até ser obrigado a parar devido à pandemia da covid-19.
Sob a direcção de São Castro e António Cabrita e através da realização e edição de vídeo é recriada a ligação entre os corpos e, tal como em ‘Last’, os bailarinos são acompanhados pela música de Beethoven ‘The Late String Quartets’, interpretada pelo Quarteto de Cordas de Matosinhos, a partir de uma gravação do espectáculo.
“Não existindo alternativa ao encontro com o público, senão através dos meios digitais, altera-se inevitavelmente o conceito de público e também de apresentação – perdendo-se a beleza efémera e arrebatadora de uma emoção revelada perante olhares testemunhas de um propósito comum – mas acreditando que diferentes aproximações podem gerar novas ligações, em particular neste ano em que a Companhia Paulo Ribeiro comemora 25 anos de existência”, referem São Castro e António Cabrita em comunicado. “Fizemo-lo reagindo e contribuindo, à nossa escala, para minimizar o impacto vivido pelos profissionais das artes performativas que riscaram das suas agendas o trabalho e os meios de subsistência dos próximos meses. Posto isto, não poderíamos realizar o projecto sem garantir que todos os bailarinos fossem remunerados pela sua interpretação e filmagem”, acrescentam os coreógrafos.
A transmissão de ‘Last at home’ será feita através da página de facebook da Companhia Paulo Ribeiro, a partir do seu canal no Vimeo, e através do SubPalco do Teatro Viriato.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu