Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Tribunal de Contas dá “luz verde” à requalificação do Bairro de Santa Rita


Terça, 28 de Abril de 2020

O Município de Viseu anunciou ontem ter recebido o visto do Tribunal de Contas que permite à autarquia avançar com a consignação da empreitada de requalificação do Bairro de Santa Rita, na freguesia de Abraveses.
Segundo a autarquia, “o acto formal de consignação decorrerá nos próximos dias”, o que permitirá avançar com a intervenção que, tal como nosso Jornal já tinha avançado quando foi anunciada a obra, permitirá satisfazer uma velha ambição dos moradores daquele bairro, que é um dos mais antigos do concelho. Os trabalhos têm um prazo de execução de 364 dias e, segundo o município, representam um investimento de cerca de 813 mil euros.
“É importante manter o plano de investimentos que definimos, dinamizar a actividade económica e continuar a manter os levados padrões de qualidade de vida dos nossos cidadãos. Cumpre-se, assim, mais um objectivo no âmbito do programa ‘Eu Gosto do Meu Bairro’, que visa a reabilitação de alguns bairros construídos nos anos 60 e 70 e que hoje precisam de ser requalificados”, sublinha o presidente da Câmara de Viseu, António Almeida Henriques, em comunicado.
A intervenção no Bairro de Santa Rita inclui, de acordo com informações avançadas pelo Município de Viseu, o abate de árvores, a plantação de novas espécies, ajardinamentos, a colocação de novos contentores de resíduos semi-enterrados do tipo ‘molok’, a correcção de passeios, pavimentações, a substituição e colocação de sinalização vertical e horizontal, intervenções nas redes de drenagem de águas pluviais, residuais, e de abastecimento de água, melhorias nas instalações eléctricas e de telecomunicações e a modernização da iluminação pública.
No âmbito do programa foram intervencionados, para já, cinco bairros da cidade, dos quais alguns com várias fases de obra.
Segundo a autarquia viseense, o investimento na requalificação do Bairro de Santa Rita, em Abraveses, junta-se a outras obras que estão a ser realizadas ou vão avançar brevemente, como é o caso da reabilitação da ‘Casa das Bocas’, na Rua João Mendes, que vai acolher, quando estiver concluída uma unidade de saúde familiar, a reabilitação do parque de estacionamento de Santa Cristina e a requalificação da central de camionagem, que será transformada em Centro de Operações de Mobilidade.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu