Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

AM de Leiria: “A instituição de um poder local autónomo foi uma das maiores conquistas de Abril”


texto: Cristiana Alves / foto: DR / Legenda: António Sequeira, presidente da AM de Leiria, proferiu o seu discurso sobre o 25 de Abril através de vídeo-conferência Segunda, 27 de Abril de 2020

“As conquistas de Abril que mais marcaram a qualidade de vida dos portugueses foram a instituição de um poder local autónomo e representativo e a criação de um Serviço Nacional de Saúde (SNS)”. Foi desta forma que o presidente da Assembleia Municipal de Leiria, António Sequeira, iniciou a sessão decorrida na sexta-feira e cujos momentos iniciais foram dedicados à celebração do 25 de Abril de 1974.
Num discurso proferido através de vídeo-conferência, face às medidas de contenção impostas pela Covid-19, António Sequeira defendeu que o surgimento da pandemia veio dar “ainda mais provas” da “importância” do poder local e do SNS.
“Não sendo necessário ver­mo-nos emergidos nesta emergência sanitária e numa calamidade económica e social para reconhecermos as qualidades do poder local e os benefícios do SNS, não podemos deixar de enfatizar que prova mais evidente do que esta era difícil de imaginar”, referiu o presidente da Assembleia Municipal de Leiria.
Para o responsável, tanto o Serviço Nacional de Saúde como o poder local têm prestado um “inestimável contributo” no apoio às populações.
“As populações do nosso concelho têm beneficiado das acções do município e das juntas de freguesia. A ajuda que têm disponibilizado às populações merece o nosso agradecimento. Eles sabem melhor que ninguém onde está quem mais precisa e do que precisa”, afirmou António Sequeira, desejando que esta pandemia “sirva de lição para os que ain­da não se convenceram que a descentralização serve para aumentar a confiança nas instituições e a eficácia das políticas públicas”.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu