Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Município evoca 25 de Abril na fachada dos Paços do Concelho


José Fonseca Segunda, 27 de Abril de 2020

O Município de Viseu assinalou o 46.º aniversário do 25 de Abril com a colocação de duas tarjas de grandes dimensões na fachada do edifício dos Paços do Concelho, nas quais se evocam os cinco capitães do Regimento de Infantaria de Viseu que estiveram envolvidos nas operações militares: Gertrudes da Silva, Arnaldo Costeira, Aprígio Ramalho, António Ferreira do Amaral e Amândio Augusto.
A segunda mensagem transcreve o poema ‘25 de Abril’ de Sophia de Mello Breyner Andresen: “Esta é a madrugada que eu esperava/ O dia inicial inteiro e limpo/ Onde emergimos da noite e do silêncio/ E livres habitamos a substância do tempo”.
Em comunicado, o presidente da Mesa da Assembleia Municipal de Viseu, Mota Faria, explicou as razões que levaram à não realização da habitual sessão comemorativa. “Entendemos que não é aceitável realizar a sessão da Assembleia Municipal de Comemoração do 25 de Abril e, ao mesmo tempo, estar a limitar-se ou proibir aos cidadãos a realização de reuniões ou manifestações, as celebrações de cariz religioso e outras”, sublinhou, acrescentando que “a Mesa da Assembleia Municipal de Viseu não pode deixar de respeitar as disposições legais em vigor e, em circunstância alguma, dar sinais contraditórios, no que concerne ao aumento dos contactos entre pessoas que favorecem a disseminação da infecção”.
De acordo com Mota Faria, não realizar a sessão demonstra o “respeito e solidariedade com todos os viseenses”.
Segundo o presidente da Câmara de Viseu, a colocação das faixas foi a forma encontrada pela autarquia para assinalar a data, cumprindo a obrigatoriedade de confinamento social, imposto pelo estado de emergência que vigora em Portugal. “Este 25 Abril será vivido de forma atípica pelo combate a esta pandemia da covid-19, que nos obriga ao isolamento social. Mas embora estejamos confinados no espaço, nunca como hoje fez tanto sentido evocar o dia fundador da Liberdade”, explicou Almeida Henriques.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu