Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

ISEC produz 70 viseiras por dia para instituições da região


Sábado, 25 de Abril de 2020

É do Laboratório de Biomecânica do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) que saem todos os dias, desde há três semanas, cerca de 70 viseiras para serem entregues, gratuitamente, a diversas instituições da região de Coimbra. Isso mesmo atestou a comitiva de ministros que ontem se deslocou a Coimbra, Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Social, e Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, acompanhados por António Mário Velindro, presidente do ISEC e Jorge Conde, presidente do Instituto Politécnico de Coimbra (IPC).
Os governantes atestaram, in loco, todo o cuidado que é colocado na realização de cada viseira cujo objectivo é assegurar o máximo conforto e protecção a quem a usa. Luís Roseiro é o grande impulsionador da criação das viseiras em parceria com Nuno Cruz, aluno de Mestrado de Engenharia Mecânica. Neste momento são quatro as máquinas, adquiridas para o efeito, que trabalham diariamente na produção do suporte da viseira. Depois, são necessárias as mãos dos que colocam o elástico e a protecção frontal. O professor Luís Roseiro explicou que apesar das viseiras terem uma aparência frágil, têm muito trabalho de optimização com o desenho a ser constantemente melhorado. «São tapadas por cima por causa dos aerossóis, não embaciam e o elástico usado é muito resistente», explicou o responsável, que elencou alguns dos locais onde já entregaram as viseiras “VISEC”: Hospital Rovisco Pais, IPO de Coimbra, PSP, GNR, Misericórdias, Bombeiros, entre outras instituições.
Com a abertura do comércio local e alguns serviços, previsto para o mês de Maio, Luís Roseiro e Mário Velindro acreditam que possam surgir mais encomendas.
Com a possível reabertura das aulas no início de Maio, os responsáveis do ISEC e IPC realçaram ainda que, em parceria com uma empresa da Lousã, estão a ser produzidas máscaras e com outra empresa da região estão a equacionar uma parceria para o fornecimento de frascos mais pequenos de álcool gel e, assim, serem garantidos os equipamentos de protecção individual e de desinfecção das mãos a toda a comunidade do IPC.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu