Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Itália aproxima-se das 26.000 mortes com mais 420 em 24 horas


Sexta, 24 de Abril de 2020

A Itália regista hoje 25.969 mortes pela covid-19, mais 420 em 24 horas, número inferior ao dos últimos dias, mas o de casos positivos voltou a ultrapassar a barreira dos 3.000, subindo aos 3.021, indicaram hoje fontes sanitárias italianas. Segundo a Protecção Civil italiana, desde 21 de Fevereiro, dia em que Itália registou o primeiro caso positivo, o número de infectados ascende oficialmente a 192.994 contágios totais, dados que incluem os óbitos, os curados e os actualmente infectados.
O número diário de novos infectados tem mantido uma tendência de diminuição ao longo da semana, totalizando, hoje, 106.527, menos 321 que na quinta-feira, enquanto os clinicamente curados são agora 60.498 (2.922 nas últimas 24 horas), estando a reduzir-se também o de hospitalizados e de pacientes nos cuidados intensivos.
O norte de Itália, sobretudo na Lombardia, continua a ser a região mais afectada pela pandemia do novo coronavírus, tendo sido detectados quase 1.100 novos casos nas últimas 24 horas.
Em comparação, a região central de Lazio, que inclui a capital, Roma, registou pelo sexto dia consecutivo menos de 100 novos casos diários.
A Protecção Civil de Itália salientou que, do total de infectados, 82.286 pessoas (77%) estão em casa assintomáticas ou com sintomas ligeiros.
O presidente do Instituto Superior de Saúde (ISS), Sílvio Brusaferro, destacou hoje que a pandemia está a diminuir de intensidade “um pouco por todo o país”, o que considerou “muito positivo”, mas alertou para “não se baixar a guarda”.
O Governo italiano está a estudar a reabertura gradual do país a partir de 04 de maio e um dos pontos em causa é como gerir os transportes públicos para evitar aglomerações de pessoas e que esses espaços se convertam em focos de contágio.
Hoje, em Roma, as medidas de segurança e de higiene começaram a ser experimentadas no metro e na rede de autocarros.
As experiências foram realizadas na estação de metro de San Giovanni, em que alguns funcionários controlaram os acessos para evitar aglomerações. No chão da estação, foram pintadas marcas de segurança para identificar a distância mínima entre os passageiros.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu