Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria: Revolução celebrada em casa, numa janela digital


foto: LFC/Arquivo Sexta, 24 de Abril de 2020

Em tempo de isolamento social, por causa da Covid-19, as celebrações culturais do 25 de Abril de 1974 concentram-se na Internet e com um convite para que se cante em casa uma das senhas históricas da revolução.
Na região, os municípios alteraram a sua programação, optando por celebrar a data ‘online’. É o caso de Leiria, que divulgou um programa digital destinado a crianças e adultos, no qual os temas liberdade e censura estão presentes em várias das iniciativas.
O programa contempla cultura, com música, cinema, teatro, ilustração, animação, canto, poesia, criação artística, performance, mas também debate e intervenção política.
Hoje à noite, realiza-se o espectáculo ‘Abril é …’, de Manuel Freire, seguindo-se a ‘Criação Artística: Através de uma cronologia não-linear’, ‘Ecos de Abril’, um filme que revisita o conceito de liberdade na sua forma de expressão mais pura, aproximada daquilo que foi, e continua a ser, a arte urbana pré/pós-revolução de Abril. Antes, haverá a intervenção da coreógrafa e bailarina Clara Leão, sob o tema ‘Onde está a liberdade?’.
Amanhã, o programa começa com Ilustrações do 25 de Abril explicado aos mais pequenos: LINK, Hora do Conto e o filme de animação ‘Censura’, em versão portuguesa. A seguir, há a exibição do filme de animação legendado ‘A Fuga para a Liberdade’.
O presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes, intervém pelas 14h30, seguindo-se, meia hora depois, o cantar de ‘Grândola Vila Morena’ às varandas e janelas de todos os cidadãos que queiram participar, um apelo lançado pela Associação 25 de Abril.
Às 15h15, haverá lugar a poemas, texto e música dos actores de O Gato, seguindo-se a actuação do Instituto Jovens Músicos e um poema em homenagem ao falecido escritor Luís Sepúlveda.
O Nariz - Teatro de Grupo exibe o ‘Relato do 25 de Abril’ e Surma participa com uma versão de uma música de José Mário Branco (Ronda Do Soldadinho), acompanhada de uma ilustração animada.
Os Índios da Meia Praia - Tributo a Zeca Afonso e Amigos da Luta actuam pelas 17h00, passando depois um filme-documentário, realizado por Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, que retrata a vida e obra do músico José Mário Branco.
Pelas 21h30, tem lugar a conversa, sem moderação, ‘À volta da liberdade’, com os directores do Jornal de Leiria e do Região de Leiria.
Já a FAJDL - Federação de Associações Juvenis do Distrito de Leiria e a ACJ - Associação Cultura e Juventude, estabeleceram uma parceria para comemorar o 25 de Abril. A ACJ juntou-se ao ‘In Rock Leiria’ e vai surpreender a cidade com um vídeo gravado por vários músicos locais que vão cantar, a partir de casa, uma música do Zeca Afonso, que poderão ser escutadas através das redes sociais dos parceiros nesta iniciativa.

Assembleia Municipal de
Leiria com sessão inédita

Hoje, pelas 17h00, reúne em sessão extraordinária a Assembleia Municipal de Leiria no Teatro Miguel Franco.
Trata-se de uma “sessão inédita”, face aos condicionalismo impostos pela Covid-19. Apenas metade dos deputados estarão presentes presencialmente, enquanto que os restantes participarão por videoconferência.
Antes da sessão será assinalada a data do 25 de Abril com pequenas intervenções dos presidentes da Assembleia e da Câmara e dos líderes dos grupos políticos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu