Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Centro Hospitalar de Leiria já fez 2.500 testes à Covid-19


texto: N.H. / foto: Reuters/Arquivo Sexta, 24 de Abril de 2020

O Centro Hospitalar de Leiria já realizou “cerca de 2.500 testes” à Covid-19., sendo que desde o início da pandemia no nosso País aque­la unidade de saúde já tratou cerca de 80 doentes com aquela doença.
“Foram já tratados cerca de 80 doentes com Covid-19” e “estiveram até agora internados 33 doentes, cinco dos quais nos cuidados intensivos”, revelou ao Diário de Leiria fonte oficial do CHL.
A mesma fonte adiantou que “nenhum” dos profissionais de saúde foi, até à data, infectado pelo novo coronavírus, sendo que “são cerca de 100 profissionais, de todas as áreas”, que estão a trabalhar exclusivamente na área Covid-19.
À questão se o CHL tem, actualmente, os meios necessários para fazer face à pandemia de Covid-19, a fonte hospitalar informou que, “tendo em conta a situação actual, sim, sendo de assinalar a generosidade das autarquias, empresas e população em geral da região”.
Por outro lado, a mesma fonte oficial do CHL não ‘esconde’ as dificuldades e os condicionalismos sentidos pela unidade hospitalar no combate à pandemia de Covid-19. “Não podemos falar propriamente em prejudicar, mas naturalmente todos os serviços do CHL foram e estão a ser condicionados pela prioridade dada ao combate à pandemia, no âmbito da reorganização dos cuidados de saúde a nível nacional, ordenada pelas autoridades e a tutela. Mas o CHL nunca deixou de corresponder às necessidades de saúde urgentes e prementes da população que serve”, explica a fonte do CHL. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu