Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara de Mortágua adquiriu 500 testes de despistagem da covid-19


Sexta, 24 de Abril de 2020

A Câmara Municipal de Mortágua anunciou ontem a aquisição de testes de despistagem da covid-19, no âmbito de um projecto-piloto de rastreio dirigido sobretudo aos Lares de 3.ª Idade.
O programa de rastreio é uma resposta da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (Mortágua é um dos 19 Municípios integrantes) face à necessidade de reforçar a prevenção nos chamados grupos de risco.
O rastreio destina-se prioritariamente aos colaboradores e utentes das estruturas de apoio a idosos (lares e demais valências de apoio à população sénior), bem como aos agentes de Protecção Civil.
A relevância do trabalho daqueles colaboradores e destes agentes no contexto da mitigação da pandemia, e simultaneamente, o elevado grau de exposição ao risco de contágio a que estão sujeitos, justificam esta prioridade.
Quanto aos utentes dos lares, a explicação é óbvia: trata-se de um grupo especialmente vulnerável, sendo nestas estruturas que se tem verificado um maior número de casos positivos e taxa de letalidade por covid-19.
Este rastreio será uma abordagem piloto, através da análise combinada de duas técnicas (teste serológico para avaliar a IgM e IgG + teste de doseamento sanguíneo da PCR para análise da proteína C reactiva), cujo resultado será analisado por fluxograma validado cientificamente pela ARS Centro. 
Caso este primeiro rastreio seja positivo, seguir-se-á a necessária confirmação através da realização de testes de Biologia Molecular (vulgo zaragatoa) nos laboratórios da Universidade de Coimbra, no espaço de 24 horas.
A realização destes testes será feita em articulação com o centro de saúde local e a Proteção Civil Municipal.
O rastreio tem um objectivo essencialmente preventivo, que é o de conter o risco de contágio e propagação do vírus, e garantir condições de trabalho em segurança e tranquilidade aos que estão na primeira linha do combate à pandemia.
“A segurança das pessoas, da população em geral, passa também pela segurança dos agentes que estão mais envolvidos e empenhados na prevenção e combate à covid-19”, sublinha o presidente da Câmara, José Júlio Norte.
A autarquia adquiriu ainda 100 camas e 100 sacos-cama, caso seja necessário montar um hospital de campanha, efetuar uma evacuação temporária de um lar ou criar uma zona de concentração e apoio à população.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu