Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Unidade modular vem melhorar as condições aos doentes e profissionais


Sexta, 24 de Abril de 2020

O Hospital São Teotónio, em Viseu, tem a funcionar, desde ontem, uma unidade modular de triagem e observação, equipada com várias salas que vão permitir aos doentes suspeitos de infecção com covid-19 aguardarem com segurança, devidamente afastados, enquanto lhes é feita a respectiva avaliação do seu estado de saúde.
Até agora, todos os doentes eram vistos numa área comum, junto às urgências do hospital, onde eram “misturados doentes que precisam de estar em maca e doentes com sintomas leves”. “Inicialmente tivemos a colaboração do exército que generosamente nos emprestou as tendas, mas as condições atmosféricas não ajudaram nada, estava frio e não tínhamos maneira de climatizar as tendas e avançou-se para esta solução”, explicou ao Diário de Viseu, Helena Pinho, directora clínica do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
O espaço vai assim acolher os “doentes leves, deixando a outra área para uso exclusivo de doentes que vêm de maca, que têm pneumonia e que precisam de ser identificados. Desta forma também garantimos mais espaço entre os próprios utentes até porque poderão estar misturados suspeitos com positivos”, acrescenta Helena Pinho.
Esta unidade foi inaugurada ontem, e em declarações aos jornalistas, Miguel Sequeira, director do serviço de urgência, explicou que esta unidade “vai melhorar as condições dos utentes, com uma área de ambulatório para doentes que vêm pelo seu próprio pé, situações à partida menos graves”, mas também a dos profissionais de saúde. “Vai melhorar muito as condições quer de atendimento quer de trabalho dos nossos profissionais”, salientou.
Vitor Neves, da Purever Industries, empresa que ofereceu ao Hospital de S. Teotónio a unidade modular - que criou mais de 300 postos de trabalho na região, directos e indirectos - explicou que a infra-estrutura foi construída “em menos de uma semana”. Esta empresa que nasceu em Nelas, concebeu esta nova unidade de emergência “com materiais optimizados para salas limpas e estéreis. O sistema de construção é estanque, oferecendo a possibilidade de criar salas com pressão negativa por meio de um sistema de tratamento e controle profissional de ar condicionado que controlará o fluxo de ar, criando-se assim uma resposta técnica a exigências de confinamento ou de contaminação”.
Tem 140 metros quadrados, com recepção e sala de espera, duas salas de consulta, sala de apoio, sala de raio-x, instalações sanitárias e áreas de trabalho para médicos e enfermeiros, triagem e tarefas administrativas.
Esta unidade servirá, também, no futuro, para apoio quando tiverem início as obras na urgência do Hospital.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu