Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Unidade modular de triagem do hospital entra em funcionamento


Quinta, 23 de Abril de 2020

A Purever Industries ofereceu ao Hospital de S. Teotónio uma unidade modular para triagem covid-19, projectada e construída numa semana e que hoje entra em pleno funcionamento.
Em comunicado, a empresa de Nelas explica que, “no seu compromisso social para com a região da Beira Interior, onde nascemos há cerca de vinte anos decidiu contactar os profissionais do Serviço Nacional de Saúde e responsáveis pela gestão do Centro Hospitalar Tondela-Viseu”, disponibilizando todas as soluções no âmbito da actividade Purever Tech, na construção de salas limpas, construções modulares para hospitais e laboratórios.
Depois de ter recebido dos responsáveis do centro hospitalar a indicação de que havia necessidade de separar o atendimento dos casos suspeitos de covid-19 do dos pacientes hospitalares regulares, “através de uma instalação completamente separada para receber esses pacientes num espaço adequado para os poder examinar”, a Purever Tech assumiu o desafio de planificar e executar o projecto num prazo muito curto.
O novo centro de triagem “é um edifício modular com 140 metros quadrados, com recepção e sala de espera, duas salas de consulta, sala de apoio, sala de raio-x, instalações sanitárias e áreas de trabalho para médicos e enfermeiros, triagem e tarefas administrativas”.
A nova unidade de emergência foi concebida com materiais optimizados para salas limpas e estéreis. O sistema de construção é estanque, oferecendo a possibilidade de criar salas com pressão negativa por meio de um sistema de tratamento e controle profissional de ar condicionado que controlará o fluxo de ar, criando-se assim uma resposta técnica a exigências de confinamento ou de contaminação como a covid-19. 

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu