Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

“Caixa solidária” chegou a Rio de Loba para ajudar quem precisa


Liiana Figueiredo Quarta, 22 de Abril de 2020

Viseu Filipa Rodrigues, residente em Rio de Loba, decidiu trazer o conceito da “Caixa Solidária” até à freguesia para ajudar quem mais precisa. “Eu vi esta ideia nas redes sociais e achei que era importante ter aqui uma em Rio de Loba, onde vivo. Basicamente é uma oportunidade de ajudarmos quem mais precisa. As pessoas podem deixar lá bens essenciais, como comida, roupa, artigos de higiene, bem como brinquedos e outras coisas que não necessitam. O objectivo é ajudar com o que é deixado na caixa. Quem precisar do que lá está pode levar”, explica.
Filipa Rodrigues colocou a caixa em cima de um banco, de forma a estar mais resguardada, junto à Pastelaria Loba Doce, em Rio de Loba.
A caixa está lá desde domingo, sendo que todos os dias, ao final do dia, Filipa Rodrigues passa no local e, apesar de terem passado poucos dias, a generosidade das pessoas já se faz sentir. “Já lá colocaram maçãs e biscoitos e eu acrescentei papel higiénico, escova, pasta dos dentes e amostras de gel de banho ”, diz.
Ajudar os outros é assim “o grande objectivo” neste tempo mais difícil devido à Covid-19 e caso este projecto seja um sucesso, o objectivo é aumentar o número de caixas solidárias pela cidade de Viseu. “O grande objectivo desta iniciativa é poder ajudar os outros, através de coisas que podemos ter em casa e já não usamos ou damos utilidade, porque há sempre quem precise e, neste momento, ajudar é o mais importante”, realça.
No Facebook existe o grupo “@caixa.solidaria”, onde Filipa Rodrigues se inspirou, que conta com uma grande adesão no norte do país com vários bairros a usufruírem desta iniciativa, com a mensagem “leve o que precisar, deixe o que quiser”. Na página são ainda deixados conselhos, para quem aderir a esta iniciativa, nomeadamente: colocar os bens de primeira necessidade previamente higienizados (bens alimentares e de higienização pessoal); ter em conta também bens alimentares para animais de companhia; dispensar sacos para o transporte dos bens, para evitar o extravio de caixas; ao manusear as caixas devem ter os procedimentos de segurança necessários, tal como o uso de luvas e/ou gel desinfectante e, se possível, deixar as mesmas elevadas para que os cães na rua não as urinem.
Para que as pessoas saibam onde existem, a nível nacional, é ainda disponibilizado um mapa com a localização das mesmas.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu