Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura “nunca esteve tão activa”


texto: Helena Amaro / foto: Arquivo Quarta, 22 de Abril de 2020

A pandemia da Covid-19 não abalou o processo de candidatura de Leiria a Capital Europeia da Cultura em 2027. Muito pelo contrário: “Nunca a candidatura de Leiria esteve tão activa e a envolver tantos actores e pensadores em torno da cultura”, garante Pau­lo Lameiro.
Em declarações ao nosso jornal, o director do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027 admite que apenas foi deixada em espera a convocatória municipal, “pois o encontro dos oito projectos candidatos com o júri já não pode ser realizado”.
Entretanto, o grupo arrancou com os trabalhos do Congresso Rede Cultura 2027, que terá lugar nos dias 23 e 24 de Outubro, do qual sairão as linhas gerais da candidatura. Conforme explica Paulo Lameiro, começaram as primeiras reuniões dos relatores e o desenvolvimento dos trabalhos já iniciados com os grupos das Bibliotecas e Museus de todo o território.
Por outro lado, está já em andamento aquele que é “o primeiro projecto cultural de toda a Rede Cultura 2027”, que se designa por ‘Museu na Aldeia’, e que recebeu um apoio de 570 mil euros do Portugal 2020.
“É certo que todos os trabalhos decorrem via digital, mas também por isso tem facilitado o trabalho entre pessoas que não precisam viajar centenas de quilómetros dentro da rede para reunir”, aponta aquele responsável.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu