Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Câmara suporta realização de testes a bombeiros e funcionários de IPSS


Terça, 21 de Abril de 2020

O Município de Tondela anunciou ontem que vai concretizar a realização de testes à covid-19, em bombeiros do concelho que tenham transportado, nos últimos 14 dias, doentes suspeitos ou que, depois disso, tenham transportado um doente que venha a revelar-se positivo.
A realização destes testes tem o propósito de despistar qualquer situação assintomática e estabelecer o necessário conforto a estes profissionais de socorro.
O Município de Tondela tem vindo também a suportar parte dos custos dos testes de covid-19 a funcionários de lares, que estejam a fazer turnos contínuos de 7 dias/24horas, antes de entrarem no turno semanal, de forma a detectar a hipotética presença do vírus.
Agora, estas instituições deixam de ter qualquer custo na realização dos testes à covid-19, fruto de um projecto desenvolvido pelo Município de Tondela, com o Ministério da Solidariedade, Emprego e da Segurança Social.
Serão igualmente realizados testes junto da unidade de apoio à deficiência – a Cooperativa Vários, bem como junto de outros profissionais de Lares, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e Misericórdias.
Fruto do entendimento que o presidente da Câmara Municipal de Tondela teve com as diferentes instituições sociais, também passarão a ser testados todos os utentes de lares que tenham de se deslocar a urgências hospitalares, por razões diferentes da covid-19.
Ao regressarem ao Lar, estes ficarão em isolamento até serem testados, afastando os riscos de contágio no seio da instituição.

Biblioteca Municipal entrega livros em casa gratuitamente
A Biblioteca Municipal de Tondela criou um serviço de entrega gratuita ao domicílio de Livros e dvds, para todo o concelho, em virtude da conjuntura actual que se atravessa devido à covid-19.
Este serviço permitirá aos munícipes receber o seu livro ou dvd preferido no conforto da sua casa, sendo a entrega feita pelos técnicos do Município de Tondela com todos os cuidados de higienização.
O leitor poderá ficar com o livro/dvd durante um período de 30 dias, devendo, posteriormente, proceder à sua entrega pela mesma via (o técnico recolhe no domicílio) ou directamente na Biblioteca Municipal de Tondela caso esta, entretanto, reabra.
Para requisitar online, bastará ir ao portal da Rede de Bibliotecas de Tondela (http://rbt.cm-tondela.pt) e aceder ao CATÁLOGO online, onde poderá escolher as obras e fazer a sua requisição. Em alternativa, também poderá contactar os serviços da Biblioteca Municipal de Tondela pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 232 811 128.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu