Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

CIM realiza testes nas IPSS e nas instituições de apoio à deficiência


Terça, 21 de Abril de 2020

A Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, em articulação com os centros distritais de Segurança Social de Viseu e locais, vai iniciar um programa de despistagem COVID-19, com incidência em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e Lares Residenciais pertencentes aos municípios da região Viseu Dão Lafões.
A intervenção assume, assim, um carácter preventivo com o objectivo de conter o risco de propagação em instituições ainda não testadas e sem situações de infecção COVID-19, através da realização de testes a todos os funcionários e aos utentes com sintomas.
Para o pesidente da CIM Viseu Dão Lafões, Rogério Abrantes, “a testagem irá iniciar-se, desde já, por todo o território, e visa prevenir o contágio e a propagação do vírus junto das populações de risco e, por outro lado, garantir condições de segurança no trabalho aos colaboradores, que se encontram na linha da frente nestas instituições e, desta forma, proteger também os seus utentes”.
Rogério Abrantes refere ainda “que se trata de um programa em articulação com o Ministério do Trabalho, Solidariedade, Emprego e Segurança Social que, para o efeito, a CIM Viseu Dão Lafões e os seus municípios assumirão uma parte da comparticipação financeira dos testes, evitando, assim, que os custos sejam suportados por estas Iistituições”.
Este programa prevê, ainda, uma articulação com a Cruz Vermelha Portuguesa para a realização das colheitas, em cada umas destas instituições nos 14 municípios que integram a CIM.
Recorde-se que o Conselho Intermunicipal da CIM reuniu, recente com o coordenador gional do combate ao COVID-19, João Paulo Rebelo.
A reunião contou ainda com a participação de entidades de segurança, protecção civil e de saúde que fizeram o ponto de situação na região no contexto do combate à COVID-19.
Os presidentes dos 14 municípios partilharam as preocupações e articularam novas medidas a desenvolver.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu