Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

PSA em condições de iniciar actividade em Mangualde


Segunda, 20 de Abril de 2020

O Grupo PSA anunciou que o seu Centro de Produção de Mangualde está “pronto para retomar a actividade”, graças à implementação de medidas sanitárias reforçadas devido à covid-19, que foram partilhadas com a Comissão de Trabalhadores.
“O protocolo de medidas sanitárias reforçadas do Groupe PSA está totalmente implementado no Centro de Produção de Mangualde e a sua implementação foi auditada”, refere o grupo francês, em comunicado.
No entanto, “o calendário para retomar a actividade, que se fará no contexto do diálogo social com a representação dos trabalhadores, ainda não está definido e terá em conta a capacidade de funcionamento permitida pelas autoridades para as empresas exercerem a actividade industrial e comercial”, acrescenta.
O protocolo engloba mais de 100 medidas que abrangem todas as actividades do grupo ao nível industrial, administrativo e de investigação e desenvolvimento.
Segundo o Groupe PSA, este protocolo “coloca a unidade de Mangualde num nível muito elevado de protecção dos colaboradores no seu local de trabalho, em conformidade com as normas estabelecidas”.
A administração e a Comissão de Trabalhadores “validaram que todas as medidas sanitárias internas previstas no protocolo estão já aplicadas”, acrescenta.
O grupo francês refere que a aplicação deste protocolo permitirá “retomar a actividade de forma gradual e segura”, contribuindo assim “para assegurar a continuidade do Centro de Produção” de Mangualde.
“O relançamento da actividade será definido no contexto de diálogo social com a representação dos trabalhadores, tendo em conta a evolução da situação comercial”, sublinha.
O Groupe PSA garante que, desde o início da crise sanitária originada pela covid-19, a sua prioridade “tem sido proteger os seus colaboradores e preservar a sustentabilidade da empresa”.
A unidade de Mangualde suspendeu a actividade em 18 de Março, na sequência da decisão de encerrar todas as fábricas do grupo na Europa face ao surto da covid-19.
“Durante o período em que suspendeu a actividade, o Centro de Produção de Mangualde colocou em prática este protocolo, que foi previamente partilhado com as autoridades regionais de Saúde e a Inspecção do Trabalho e enriquecido com a contribuição dos elementos da Comissão de Trabalhadores, e submetido a uma auditoria para avaliar a sua perfeita implementação”, explica.
O protocolo desenvolvido para as instalações industriais prevê, por exemplo, o controlo de temperatura em complemento da auto-monitorização de sintomas, o aprovisionamento de equipamentos de protecção individual e ‘kits’ de protecção e higiene sanitária para colaboradores, motoristas e visitantes essenciais.
Outras medidas previstas são a redefinição de fluxos internos, marcações no solo para manutenção de distâncias de segurança, o reforço dos perímetros de higiene, formação e conselhos essenciais de higiene e saúde, a constituição de uma sala de isolamento e a formação de pilotos para acompanhamento do protocolo de segurança e de saúde em cada área de produção e gestão da fábrica.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu