Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Cine Clube pede ensaios e críticas para a sua revista


Segunda, 20 de Abril de 2020

O Cine Clube de Viseu lançou uma convocatória para a apresentação de ensaios e críticas fílmicas para a sua revista ‘Argumento’
A iniciativa inédita destina-se a estudantes e académicos das escolas de cinema, comunicação e audiovisual de Portugal e Espanha, “sem excluir pessoas pertencentes a outras áreas de conhecimento”, refere o Cine Clube, adiantando que “os vencedores têm publicação garantida na revista”.
“Publicar um conjunto de textos que questionam o cinema, mostrando criticamente as suas temáticas fundamentais e abrindo um campo de possibilidades para novos horizontes” é o objectivo do Cine Clube de Viseu com esta iniciativa. O tema da convocatória é ‘Futuros de Cinema – Crítica, Público, Salas de Cinema’.
Segundo o Cine Clube, a revista “procura reflectir sobre o modo como, a partir das mudanças radicais de ver cinema na era do consumo digital, e da transformação dos meios especializados de crítica e reflexão sobre cinema e cultura, se configuram novas imagens e novas formas de pensar o cinema, tanto do ponto de vista da criação, como do da distribuição e exibição”. “Esta convocatória contribuirá para a análise sobre a produção actual e os desafios da sua distribuição e exibição, indispensável para uma melhor compreensão do cinema”, acrescenta o comunicado.
Serão aceites trabalhos relevantes para o tema, com uma extensão máxima de 25.000 caracteres (incluindo espaços, não incluindo as referências), entregues em formato Word ou .txt.
Os textos deverão ser enviados para o endereço [email protected] sem assinatura ou pseudónimo - os trabalhos que incluam o nome do autor ou pseudónimo serão automaticamente desclassificados.
A convocatória está aberta até 30 de Junho. A 166.ª edição da ‘Argumento’ será publicada em Setembro e dará início à publicação dos textos seleccionados.

“Kit cinéfilo”
Entretanto, o Cine Clube de Viseu disponibilizou mais um conjunto de filmes em streaming, que podem ser vistos nos próximos dias, nomeadamente, ‘Os Verdes Anos’, de Paulo Rocha, ‘Roma, Cidade Aberta, de Roberto Rossellini, ‘Castello Cavalcanti’, de Wes Anderson, ‘Humanos’, de Yann Arthus-Bertrand, ‘A Lã e a Neve’, de João Vladimiro, ‘First Light’, de Mariana Gaivão, e ‘Akira Kurosawa – Composing Movement’, de Tony Zhou e Taylor Ramos.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu