Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Profissionais de saúde aplaudidos e reconhecidos


Sábado, 18 de Abril de 2020

Bruna Correia

Cantaram o hino nacional, aplaudiram e entregaram um placard a destacar o trabalho e a dedicação de todos os profissionais de saúde que estão na linha da frente no combate ao Covid-19. Esta acção, organizada pela Direcção Nacional da Polícia de Segurança Pública, juntou ontem, em várias unidades hospitalares de Coimbra, não só representantes do Comando Distrital da PSP, como da Guarda Nacional Republicana - Comando Territorial de Coimbra, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Direcção Regional do Centro, Polícia Marítima - Comando Local da Figueira da Foz, Polícia Municipal de Coimbra, Companhia de Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Coimbra e Voluntários de Brasfemes.
A homenagem, que foi breve de forma a não afectar o normal funcionamento das instituições, reuniu numa coluna cerca de 20 representantes e 12 viaturas que iniciaram o desfile nos Hospitais da Universidade, do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), seguindo-se o Hospital Pediátrico, a Delegação Regional do Centro do INEM e o Hospital dos Covões.
José Nascimento, comissário da PSP, referiu que «é uma iniciativa que tem em vista o reconhecimento dos profissionais de saúde, sejam médicos e enfermeiros, seja pessoal de apoio e pessoal técnico». «A nossa ideia foi vir aqui e agradecer também a atenção que têm prestado», sublinhou.
No CHUC alguns profissionais agradeceram o gesto e participaram no coro que deu voz ao hino nacional. Elsa Gaspar, médica e adjunta do director do serviço de Urgência do CHUC, foi uma das profissionais que, em representação de tantos outros que continuaram nas suas funções, acompanhou de perto esta homenagem.
«Ficámos extremamente sensibilizados e falo por todos os profissionais. Realmente nesta hora conseguimos perceber que há uma onda de solidariedade muito grande entre todos aqueles que estão na luta activa. Eu acho que esta onde de solidariedades é transversal a todos e dá-nos muita força para continuar», sublinhou Elsa Gaspar.
Elisa Ferreira, assistente técnica do CHUC, foi apanhada de surpresa enquanto saía da instituição. Mas, ainda assim, não resistiu e acompanhou o gesto que, desde logo, retribuiu. «A homenagem é também para eles mesmo, para as forças de segurança e bombeiros que se associaram a esta iniciativa», disse.
Por fim a acção teve lugar no Hospital dos Covões, «um hospital puramente Covid», reforçou Fernando Regateiro, presidente do conselho de administração do CHUC. «Este hospital foi transformado em apoio Covid e temos equipas dedicadíssimas», acrescentou.|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu