Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Mortágua regista primeiros casos positivos de Covid-19


Sexta, 17 de Abril de 2020

Ricardo Busano

O concelho de Mortágua registou os primeiros três casos positivos de Covid-19, constando, a partir de agora, no relatório de situação epidemiológica em Portugal divulgado pela Direcção Geral da Saúde, que, recorde-se, apresenta apenas os dados a partir dos três casos confirmados.
Com a entrada do concelho na listagem eleva-se para 16 o número de municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) que apresentam casos positivo do novo coronavírus, sendo a excepção Pampilhosa da Serra, Penela e Mira.
No boletim ontem divulgado, constata-se que 11 concelhos do território da CIM-RC aumentaram o número de infectados, mantendo-se estáveis os casos confirmados, em relação ao último relatório, em apenas cinco municípios – Penacova (10), Lousã (8), Góis (8), Oliveira do Hospital (7) e Poiares (3).
Coimbra, sendo o maior concelho a nível de densidade populacional, é o que regista o maior número de infectados (325), mais 23 em relação ao boletim divulgado na quarta-feira, seguido de Condeixa (49). Cantanhede voltou a aumentar o número de casos, elevando-se, agora, para 48 a quantidade de pessoas infectadas com a Covid-19, o mesmo sucedendo na Figueira da Foz (17) e Soure (17) após dois dias de estabilidade.
Nos restantes municípios da CIM-RC os casos confirmados também sofreram oscilações, embora mais reduzidas, com o aumento de dois casos em Tábua (22), Miranda do Corvo (11) e Arganil (6) e de um na Mealhada (15) e Montemor (15).
No que respeita à região Centro, os números voltaram a dar um ligeiro salto se se efectuar a comparação com o último relatório da DGS, apresentando mais 127 casos em 24 horas, perfazendo agora um total de 2.756 infectados. Também a nível de óbitos houve uma subida – mais 10 mortos – registando agora o território um total de 146 vítimas mortais derivadas ao novo coronavírus. A região continua a ter a maior taxa de letalidade do país – percentagem de mortes sobre infectados – com 5,30%.
A nível nacional existem 18.841 casos confirmados, 629 óbitos e 493 casos recuperados.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu