Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Primeiro material feito pela We Sew foi entregue


Sexta, 17 de Abril de 2020

Bruna Correia

Ontem foi entregue a primeira remessa de materiais de protecção individual - cerca de 2000 máscaras, 250 viseiras e 200 cogulas - produzidos pela We Sew - aos Bombeiros Voluntários de Penela, Santa Casa da Misericórdia de Penela, CerciPenela, Associação Quinta das Pontes, Estalagem do Espinhal e Naturidade. Os equipamentos foram produzidos pelos voluntários do movimento solidário “We Sew - Costuramos para Proteger” que nasceu em Penela há pouco mais de um mês, numa parceria entre a Ihcare - Innovation Hospital Care, a Câmara Municipal de Penela e a Penelarte, cujo objectivo é produzir equipamentos de protecção individual «de forma a conceder às instituições de saúde e prestação de cuidados locais uma ferramenta essencial e que escasseia constantemente»
São mais de 250 voluntários, espalhados por Penela, Lousã e Coimbra, alguns costureiros profissionais, outros amadores mas com uma vontade enor­me de ajudar, que têm posto mãos-à-obra e têm feito do seu isolamento tempo produtivo para ajudar quem está na linha da frente. António Pedro Rosa, coordenador do projecto We Sew, explicou que tudo começa pela angariação do material técnico, previamente validado pelo CITEVE (Centro Tecnológico Industrias Têxtil Vestuário Portugal). Depois, é entregue o Kit WeSew aos voluntários, que contém os materiais para confecção, juntamente com os moldes e instruções a seguir para a produção dos equipamentos. Além de máscaras - cerca de 1000 exemplares por semana - viseiras e cogulas, os voluntários também fazem cobre-botas e batas de uso único. Por fim, e uma vez que não é um processo industrial nem em ambiente controlado, todo o material é esterilizado e embalado.
A We Sew pretende distribuir materiais de protecção individual junto de outras entidades e concelhos do distrito de Coimbra e, por isso, o objectivo é «chegar a mais municípios e empresas do sector privado, para que se possam associar e, desta forma, dar resposta às necessidades locais de cada concelho».
«No fundo foi juntar a necessidade com o trabalho voluntário», destacou António Pedro Rosa, acrescentando que o apelo é feito às pessoas que estão em casa, para que, de uma forma solidária e voluntária participarem na confecção dos equipamentos. Para colaborar com esta causa é preciso proceder ao preenchimento de um formulário, disponível em  https://forms.gle/xPcruyBFQpMaLEZj7.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu