Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Moradores queixam-se de degradação de bairro


Sexta, 17 de Abril de 2020

Os moradores do Bairro de Santa Eulália, em Repeses, queixam-se da degradação do local onde moram, situado junto a um dos principais acessos à cidade de Viseu, no entanto, a junta de freguesia rejeita as acusações, garantindo que a manutenção e limpeza está a ser feita e lembra que estão adjudicadas obras no valor de 100 mil euros, aguardando-se o arranque dos trabalhos.
Os habitantes queixam-se da falta de limpeza, de pouca iluminação, de sanitas partidas e lixo em quintais, de passeios e estradas com buracos, ruas com árvores podadas, outras por podar e outras cortadas pelo tronco e cheiros nauseabundos na via pública.
Em resposta às queixas, a Junta de Freguesia de Repeses e São Salvador esclarece que a limpeza é “assegurada normalmente” e que não é verdade que haja buracos nas ruas, admitindo “alguns rasgos no pavimento, motivados por ruptura na rede de abastecimento de água ou de águas pluviais, mas que são tapados. Explica ainda que a Rua do Olival de Santa Eulália, que apresenta alguma degradação será brevemente objecto de intervenção, no âmbito de obras de requalificação já adjudicadas no valor de 100 mil euros.
Quanto às sanitas partidas e lixo nos quintais, a junta lembra que a limpeza é da responsabilidade dos proprietários desses terrenos. Enquanto que em relação à poda das árvores, esclarece que é da competência da Câmara, “que possui os técnicos especializados na matéria e que propõem as soluções para a mesma”, acrescentando, relativamente à existência de árvores só com o tronco, que isso se deveu “à malvadez de alguns cidadãos, que indevidamente promoveram actos de vandalismo” e que já foi pedido o abate e a plantação de novas árvores.
A autarquia admite ainda situações pontuais de cheiros, mas que se devem à falta de civismo por parte dos cidadãos que deixam o lixo ao lado dos contentores.
Por último, a junta adianta que o bairro será requalificado no âmbito do programa municipal “Eu gosto do meu Bairro”, tal como tem vindo a acontecer noutros bairros antigos da cidade.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu