Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Leiria: Esqueleto de ‘Menino do Lapedo’ poderá ser classificado tesouro nacional


foto: Arquivo Sexta, 17 de Abril de 2020

A Direcção-Geral do Património Cultural quer que o esqueleto da Criança do Lapedo e artefactos arqueológicos associados sejam classificados como bem de interesse nacional, com a designação de ‘tesouro nacional’, segundo anún­cio publicado ontem em Diário da República.
O despacho assinado pelo director-geral do Património Cultural, Bernardo Alabaça, anuncia que vai propor à secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural a classificação ‘tesouro nacional’ do esqueleto da Criança do Lapedo - conhecido como ‘Menino do Lapedo’ - e artefactos arqueológicos associados, que se encontram no Lagar Velho 1, na freguesia de Santa Eufémia, em Leiria.
No ano passado, a Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu um procedimento de classificação do esqueleto da Criança do Lapedo, "cuja protecção e valorização representam valor cultural de significado para a Nação".
O pedido de classificação fora avançado em Dezembro de 2018, pelo Museu Nacional de Arqueologia. Em 2018, o arqueólogo João Zilhão, que há 20 anos liderou a primeira equipa que trabalhou no local do achado, o Abrigo do Lagar Velho, considerou que o pedido de classificação era positivo. “Gostava que a classificação se transformasse em meios para continuar a investigação. Se for só tesouro nacional e não houver meios, é só conversa. Palavras levam-nas o vento", disse, no final da intervenção na conferência ‘Menino do Lapedo - 20 anos depois’, no Museu de Leiria, na altura.

Leia a notícia completa na edição em papel.

Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu