Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Pandemia atrasa conclusão de centro de saúde e escolar na Nazaré


foto: Arquivo Sexta, 17 de Abril de 2020

A Câmara da Nazaré deliberou prorrogar os prazos de construção do Centro de Saúde e do Centro Escolar de Famalicão, cuja conclusão foi atrasada, entre outros factores, devido à pandemia da Covid-19.
A empreitada do Centro de Saúde foi prorrogada por 92 dias, por solicitação da empresa adjudicatária, a M. Couto Alves S.A, alegando, segundo o presidente da Câmara, Walter Chicharro (PS) “algumas dificuldades na prossecução dos trabalhos, agravadas desde o início da pandemia”.
O prazo de conclusão do novo centro de saúde deveria ter ocorrido no passado dia 28 de Fevereiro, mas a data é agora alargada para o dia 30 de maio, após o que “ficará a faltar equipar as instalações para que se inicie o seu funcionamento”, disse o autarca à agência Lusa.
A deliberação, aprovada em reunião de Câmara, na terça-
-feira, estabelece ainda que o alargamento do prazo não implicará qualquer aumento de encargos para o município.
O Centro de Saúde da Nazaré representa um investimento de 1,2 milhões de euros, suportados pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e com uma comparticipação comunitária de 85%. O novo edifício está a ser construído num terreno cedido pela câmara e substituirá um prefabricado dos anos 80 onde funcionam as unidades de saúde Global e Nazareth, com um total de nove médicos e cerca de 20 mil utentes inscritos.
O executivo deliberou também prorrogar o prazo de construção do Centro Escolar de Famalicão, adjudicado à mesma empresa e cujo programa de trabalhos deveria ter ficado concluído no dia 22 de Fevereiro.
Na exposição enviada à Câmara, a que a Lusa teve acesso, a empresa alega ter tido que suspender a obra enquanto aguardava o visto do Tribunal de Contas, tendo “desmobilizado equipas” entretanto absorvidas noutras empreitadas.
A dificuldade em recrutar trabalhadores e a meteorologia adversas são outros dos fundamentos da empresa para o pedido de alargamento da obra com financiamento comunitário, que a câmara deliberou prorrogar até 30 de Setembro.
O Centro Escolar de Famalicão representa um investimento de 1,3 milhões de euros num edifício preparado para acolher cerca de 50 alunos em jardim-de-infância e mais de uma centena de alunos no 1.º Ciclo de Ensino Básico.
Por último, a conclusão da reabilitação do Largo do Cemitério, na Pederneira, foi também adiada para o final deste mês numa prorrogação de 86 dias solicitada pelo empreiteiro, a firma Manuel Pedro Sousa e Filhos. A requalificação do largo representa um investimento de superior a 254 mil euros (acrescidos de IVA), na recuperação de muros, substituição de pavimentos, execução de uma nova rede de iluminação pública e de uma rotunda e a substituição do mobiliário urbano.
“A obra está praticamente concluída, falta a plantação de algumas árvores e pequeno detalhes estéticos que, nesta conjuntura de Emergência Nacional, não foi possível concluir”, explicou Walter Chicharro. 


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu