Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Pombal regista mais uma morte e primeiros casos de recuperação


foto: Lusa Sexta, 17 de Abril de 2020

O concelho de Pombal subiu para nove o número de mortes por Covid-19, enquanto registou os primeiros casos de recuperação, segundo revelou a Autoridade de Saúde Pública local.
Arlindo da Graça Jordão, de 83 anos, é a nona vítima mortal no concelho pombalense. O octogenário, residente em Outeiro Martinho (Guia), estava hospitalizado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra. A sua mulher está, igualmente, contaminada.
De acordo com a nota informativa sobre a situação epidemiológica emitida ontem pela Autoridade de Saúde Pública de Pombal, o concelho registava, às 10h00, 58 casos confirmados, incluindo nove óbitos. Havia, ainda, 47 pessoas em vigilância activa, com monitorização regular por parte das autoridades de saúde.
Os casos confirmados estão reportados às freguesias de Pombal (40, incluindo seis óbitos e um curado), Almagreira (dois, com um curado), Vila Cã (um), Meirinhas (dois, incluindo um óbito), Vermoil (um), Carnide (um), Carriço (dois, incluindo um óbito), Louriçal (um) e União de Freguesias de Guia, Ilha e Mata Mourisca (oito casos, incluindo um óbito e três curados).
Segundo o delegado de saúde concelhio, os casos dados como curados são pessoas a quem tinha sido diagnosticado o vírus e que já realizaram novos testes, com um intervalo de 48 horas, ambos com resultado negativo. José Ruivo tem esperança que o número de recuperados no concelho aumente durante os próximos dias, uma vez que estão a ser realizados diagnósticos laboratoriais às primeiras pessoas a quem foi detectada infecção pelo novo coronavírus.
Entretanto, o padre Fernando Carvalho, presidente do Centro Social e Paroquial da Ilha, revelou que no Lar de São José, onde foram detectados cinco casos de infecção, “vivem-se dias tranquilos”. “Todos os idosos encontram-se bem, serenos e bem cuidados”, diz, adiantando que a utente contaminada “ainda está no hospital em Coimbra, mas encontra-se bem”.
Por outro lado, Fernando Carvalho informa que “as três funcionárias que estavam doentes com a Covid-19 estão curadas depois dos testes que fizeram” e que “as colaboradoras que estão a trabalhar têm demonstrado muita coragem e amor ao trabalho e aos nossos utentes”.
“Com a ajuda do município, da Junta de Freguesia e das entidades competentes da saúde, a equipa técnica e todos os que trabalham nesta casa, têm feito um trabalho capaz de proteger o lar desta doença”, considera, frisando que “o mesmo acontece com o Serviço de Apoio ao Domicílio feito na Guia e na Mata Mourisca”. 



Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu