Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Covid-19: Papa emérito Bento XVI celebra hoje 93 anos sem visitas presenciais


Quinta, 16 de Abril de 2020

O Papa emérito Bento XVI celebra hoje o 93.º aniversário, mas por causa das medidas de precaução impostas pela actual pandemia da covid-19 será um dia sem qualquer visita presencial, indicou o secretário particular de Joseph Ratzinger. “Uma celebração sem visitas exteriores por causa da pandemia, mas rodeada de afecto e de orações, com um pensamento especial para com as vítimas do novo coronavírus", referiu o secretário do Papa emérito, Georg Ganswein, em declarações aos ‘media’ italianos.
No entanto, prosseguiu o secretário particular, Joseph Ratzinger “recebeu muitos telefonemas, em particular do irmão Georg [de 96 anos]", que em aniversários anteriores visitou o Papa emérito no mosteiro no Vaticano, onde este vive desde que renunciou ao pontificado em Fevereiro de 2013.
Em 2019, como já tinha acontecido em anos anteriores, o Papa Francisco visitou o seu antecessor por ocasião das celebrações pascais e do seu 92.º aniversário.
Este ano, esta visita não irá realizar-se. “São também muitas as mensagens de saudação que chegaram por correio e por correio electrónico (email)”, acrescentou Georg Ganswein, que também é prefeito da Casa Pontifícia.
Georg Ganswein disse igualmente que Bento XVI está a ser constantemente informado sobre a evolução da pandemia e que reza diariamente pelos doentes e por aqueles que estão a sofrer com a actual crise. “Também está particularmente comovido com os muitos sacerdotes, médicos e enfermeiros que morreram, especialmente no norte de Itália, durante os serviços prestados aos doentes com o novo coronavírus”, referiu Ganswein, acrescentando que o Papa emérito “participa na dor" e está a seguir os acontecimentos “com preocupação”, mas mantendo a esperança.
O dia começou, como é habitual na rotina de Joseph Ratzinger, com a celebração de uma missa na capela do mosteiro Mater Ecclesiae, que foi seguida por momentos de oração e de leituras.
Também foi assinalado um momento com canções típicas do estado alemão da Baviera, a terra natal de Bento XVI.
O Papa emérito recebeu ainda, na forma de presente, uma biografia escrita pelo jornalista alemão Peter Seewald, que será publicada no próximo dia 04 de Maio. “Seewald tinha a intenção de oferecer a biografia pessoalmente ao Papa emérito. Mas a pandemia tornou-o impossível”, concluiu Ganswein.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu