Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

IPO apela aos utentes para não faltarem às consultas


Quinta, 16 de Abril de 2020

Rosette Marques

O Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra lançou uma campanha de comunicação no sentido de tranquilizar os utentes, garantindo que «ir ao IPO é seguro». É um alerta para que as pessoas não faltem às consultas marcadas, por receio de contrair a doença Covid-19, considerando que a sua situação clínica deve continuar a ser acompanhada pelos profissionais de saúde.
Este alerta surge na sequência da verificação de que muitos doentes estão a faltar às consultas agendadas, na ordem dos 18%. E se por um lado, o IPO apela a que não se falte às consultas, porque as agendadas são mesmo absolutamente necessárias, uma das medidas decorrentes da implementação do Plano de Contingência, tal como referiu Margarida Ornelas, directora do IPO de Coimbra, «foi limitar ao máximo a circulação dentro das instalações». Por isso, «sempre que clinicamente possível», adiaram-se consultas ou alterou-se a sua tipologia para modo não presencial, o que se traduziu num aumento exponencial, passando de 420, em Janeiro e Fevereiro para 1.650 teleconsultas em Março. De resto, o IPO distribuiu telemóveis pelos diferentes serviços para facilitar o contacto com os profissionais de saúde.
Com estas medidas procurou-se acautelar a actividade assistencial nas melhores condições de segurança para utentes e para profissionais. A par destas medidas de gestão de consultas, implementaram-se também os Postos de Atendimento Prévio (PAP) destinados à triagem dos doentes, tal como os Postos de Atendimento de Colaboradores para a monitorização diária dos profissionais.
Margarida Ornelas esclarece que «é feito um rastreio clínico a todos os doentes antes de entrarem nos edifícios, tal como é avaliada a temperatura a todos os profissionais que, antes de iniciarem as suas funções, procedem a uma auto-monitorização de sintomas». Em caso de suspeita, a pessoa é encaminhada para uma área específica onde aguarda até saber o resultado do teste. Paralelamente, o IPO procedeu também à reorganização de espaços, quer com a libertação de um espaço nos Cuidados Paliativos, para uma área dedicada à avaliação médica de casos suspeitos e, por outro lado, a criação de um segundo Hospital de Dia, no espaço do Hotel de Doentes, que se destina ao tratamento de doentes oncológicos vindos de outros hospitais. Com capacidade para 12 doentes em simultâneo em tratamento sistémico, sendo que esta unidade funciona sob a coordenação do Serviço de Oncologia Médica do IPO,
Por isso, Margarida Ornelas volta a reiterar a sua convicção que «é seguro ir ao IPO, a bem da saúde de cada um dos doentes», pelo que, além das campanhas de sensibilização na página de facebook do IPO, sempre que é enviada uma carta ao utente a convocá-lo para comparecer a uma consulta, segue também um flyer elucidativo e ainda um SMS com a mensagem “Se está preocupado com a vinda ao IPO, hoje como sempre o nosso compromisso é cuidar de si. Somos um Hospital Seguro, Confie em nós. Não falte à consulta».


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu