Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Bonecos de pano e barro negro são candidatos


Quinta, 16 de Abril de 2020

Os Bonecos de pano “a Feiticeira”, de São João de Areias, Santa Comba Dão, e a louça preta de Molelos, Tondela, foram validadas pelo Conselho Científico do Concurso das  7 Maravilhas da Cultura Popular recebendo, assim,  os ‘Selos Oficiais de Nomeados’. Também, a Festa das Cruzes, na categoria ‘Procissões e Romarias’, que se realiza no Guardão, 40 dias após a Páscoa, candidatada pela autarquia de Tondela, recebeu o selo oficial.
O tema da edição deste ano do concurso ‘7 Maravilhas de Portugal’ é a cultura popular e o objectivo visa promover o património cultural imaterial do nosso país, nomeadamente o artesanato, as feiras e romarias, músicas e danças, e outras tradições populares. Neste contexto, a ADICES apresentou as duas candidaturas à categoria de artesanato, tendo sido certificadas. As candidaturas referem-se ao barro preto de Molelos, do qual a “bilha do segredo” é a peça mais emblemática e aos ”bonecos de pano” da Feiticeira, que contam com mais de três décadas de existência.
 Segue-se a fase seguinte, onde as candidaturas serão avaliadas por um grupo de especialistas, devidamente qualificados e independentes, sendo posteriormente votadas pelo público em geral.
“A expectativa agora centra-se no desejo de passar à fase seguinte para que o objectivo desta Associação de Desenvolvimento Local, assente na promoção do património local, suportado na tradição, na criatividade e na inovação, possa criar atracção turística e o consequente desenvolvimento económico para esta vasta região”, afirma a ADICES.
As candidaturas foram promovidas pela associação, em estreita colaboração com os municípios de Santa Comba Dão e Tondela, respectivamente, de onde são oriundos os representantes dos dois tipos de artesanato.
Na oficina “A Feiticeira”, situada em São João de Areias, Isabel Gomes, cujo labor iniciou há mais de três décadas, alia as técnicas mais antigas da costura à criatividade e, com reconhecido talento, faz com que o mundo mágico dos contos infantis e das bonecas de outrora ganhem corpo e cheguem a casas, escolas, bibliotecas transformando-as em palcos de populares formas de contar histórias. Uma das mais populares peças de artesanato que cria é a que dá nome à sua oficina: a Feiticeira; uma boneca que evoca sorrisos de adultos e crianças e que relembra estórias, contos e lendas que passam de boca em boca, de avós para netos.
Já Molelos é um dos últimos lugares de Portugal onde ainda se fabrica cerâmica pelo processo de cozedura redutora, vulgarmente chamada cozedura de barro negro. Cântaros, bilhas e moringues, padelas, assadores e fogareiros, bilhas de segredo, jarros, púcaros, talhas, alguidares e tendedeiras, chocolateiras, etc., fazem ainda parte do inventário tipológico, cumprindo, umas funções tradicionais, utilitárias, outras decorativas, estéticas, com padrões ornamentais de cariz popular. De todas as peças a mais emblemática é a “Bilha do Segredo”, famosa devido ao segredo que lhe dá o nome.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu