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Plano de Contingência obriga à suspensão temporária de extensões de saúde


Quinta, 16 de Abril de 2020

O grave problema de saúde pública que vivemos, com a Covid-19 levou à activação do Plano de Contingência do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Dão Lafões o “que obrigou à reestruturação de alguns serviços e à suspensão temporária das extensões de saúde, de acordo com a capacidade de resposta de cada Unidade Funcional”, de acordo com as Orientações emanadas pela DGS para a pandemia. A explicação vem do próprio AceS, dada ao Diário de Viseu, depois de ter sido questionado sobre o encerramento da extensão de saúde do Caramulo, ainda que temporariamente.
De acordo com Rita Figueiredo, presidente do Conselho Clínico e de Saúde do ACeS Dão Lafões, “os utentes da extensão do Caramulo, integrada na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Campo Caramulo, mantêm o seu médico e enfermeiro de família, bem como todos os cuidados assistenciais. Apenas foi deslocalizado, temporariamente, o local de prestação de cuidados de saúde”, explica.
No caso concreto desta extensão de saúde, uma das últimas a ser temporariamente suspensa, informa que “a suspensão deveu-se à impossibilidade de assegurar o secretariado clínico por diminuição de recursos”.
Actualmente, os utentes desta unidade passam assim a ter como alternativa a sede da UCSP Campo Caramulo, em Campo de Besteiros.
Por sua vez, explica que os cuidados domiciliários inadiáveis são mantidos em toda a área de abrangência da UCSP Campo Caramulo.
A abertura da extensão de saúde só será feita “assim que estejam reunidas as condições, as quais também estão dependentes da evolução da pandemia Covid-19”.
Esta é uma realidade que afecta outras localidades, já que “a actividade assistencial da maioria das extensões de saúde das Unidades Funcionais do ACeS Dão Lafões está actualmente concentrada nas sedes das Unidades Funcionais”.
Rita Figueiredo acrescenta ainda que “as medidas implementadas tiveram como objectivos principais, a manutenção dos serviços mínimos definidos pela ARS Centro, o direccionar dos recursos existentes para a prestação de cuidados essenciais e a diminuição do fluxo de utentes e profissionais em espaços comuns das unidades funcionais”.
Neste contexto foram privilegiados os contactos indirectos com os utentes, e “transmitida uma mensagem clara de que os profissionais estão disponíveis para atender os utentes, por telefone ou email, durante todo o período de atendimento da unidade de saúde, procurando, por essa via, resolver a maioria das solicitações e dando indicações de como proceder sempre que haja necessidade de consulta presencial”.
“Foi preocupação do ACeS Dão Lafões preparar a resposta e minimizar o impacto da pandemia Covid-19 na nossa população. Com a colaboração de todos, e sobretudo com a adesão da população estaremos à altura do desafio. Conscientes das exigências que o momento nos exige, estamos determinados em garantir os melhores cuidados de saúde aos nossos utentes”, conclui. LF |


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