Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Jovem de Papízios cumpre promessa e constrói cisterna de três mil litros


Eduarda Macário Quinta, 16 de Abril de 2020

“E por Deus me ter conduzindo no inferno de chamas daquela noite na A25, por me ter poupado a vida e me ter permitido chegar ao meu destino, Papizios, e poder abraçar de quem eu vinha em socorro, que hoje cumpro uma promessa”. É assim que o jovem Bruno Marques, residente em Papízios, no concelho de Carregal do Sal, explica a sua obra e o seu gesto.
Trata-se de um reboque cisterna com capacidade de três mil litros colocada ao serviço da população da freguesia e que permite reforçar a resposta dos bombeiros aos incêndios.
Uma dádiva feita na Páscoa aos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal.
“Hoje cumpro uma promessa que fiz a mim e a Deus em 17 de Outubro de 2017, quando todos nós viviamos dias de angústia causada pela tragedia dos incêndios”, explica, adiantando que, “esta cisterna conspor mim nestes dias de quarentena, ficará deisonivel para a população em geral em caso de emergência”.
E porque os tempos não são fáceis devido ao estado de mergência em que vivemos, esta cisterna será, mais tarde entregue aos órgãos competetentes dos Bombeiros Voluntários, Junta de Freguesia e Protecção Civil, numa cerimónia de agradecimento também aos apoios que teve para a concretização da sua promessa.
Nessa altura, a cisterna será pároco da freguesia, o padre Ramiro.
Recorde-se que a freguesia de Papízios foi, no distrito de Viseu, uma das mais fustigadas pelos incêndios de 17 de Outubro. Ali se registou uma vítima mortal e prejuízos incalculáveis que ainda hoje são visíveis, em especial, no coração da aldeia.
Memórias que as gentes da terra ainda não conseguem esquecer embora a vida os tenha feito seguir em frente.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu