Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Alemanha quer colaborar no restauro dos vitrais da Notre-Dame


Quarta, 15 de Abril de 2020

A Alemanha ofereceu-se hoje para ajudar a reconstruir a catedral parisiense de Notre-Dame danificada por um incêndio no dia 15 de Abril de 2019.
O governo de Berlim sugeriu o envio de especialistas em vitrais para o restauro das enormes janelas da catedral.
A ministra da Cultura da Alemanha, Monika Gruetters, disse que três grandes artistas de restauro alemães, responsáveis por obras significativas em templos no país, podem oferecer ajuda aos franceses responsáveis pela reconstrução da catedral de Notre-Dame. A ministra disse que o Governo alemão está disposto a "cobrir os custos" do trabalho dos restauradores alemães. A reconstrução da catedral danificada pelo fogo em 2019 foi suspensa no passado dia 16 de Março para evitar o contágio pelo novo coronavírus entre os trabalhadores.
No entanto, o Presidente francês disse hoje que "tudo será feito" para reconstruir Notre-Dame dentro dos próximos cinco anos, como foi decidido após o incêndio que destruiu o monumento.
Através de uma mensagem registada em vídeo e difundida na página oficial do Eliseu para assinalar o primeiro ano após o fogo, Emmanuel Macron sublinha que "não se esquece" da reconstrução do templo, apesar da pandemia da covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus.


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu