Jornal defensor da valorização de Aveiro e da Região das Beiras
Fundador: 
Adriano Lucas (1925-2011)
Diretor: 
Adriano Callé Lucas

Plataforma E@D. Coimbra para alunos do 1.º ciclo


Quarta, 15 de Abril de 2020

Rosette Marques

Todos os alunos do 1.º ciclo do concelho de Coimbra vão ter aulas à distância, através de uma plataforma disponibilizada pela Câmara Municipal de Coimbra e que foi apresentada na Escola Secundária D. Duarte, como forma simbólica de assinalar o início do 3.º período. Trata-se da plataforma E@D. Coimbra, que surge agora com esta funcionalidade e está disponível através da página oficial da Câmara Municipal de Coimbra.
O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, que presidiu à sessão de apresentação, salientou a importância de «todos os alunos, por igual, terem acesso às aprendizagens, através das novas tecnologias». Por isso, agradeceu o envolvimento de todos, desde as empresas, agrupamentos escolares e técnicos da autarquia na área da Educação que, juntos se empenharam em tornar este desafio possível.
À plataforma junta-se ainda um conjunto de tablets e acesso móvel à Internet destinados aos alunos que não dispõem destes equipamentos, de acordo com o levantamento que foi já efectuado. No universo de 4.800 alunos do 1.º ciclo, cerca de meio milhar não dispunham desses equipamentos, sendo que «o apoio da Câmara pode ter de ser alargado, de acordo com necessidades que se possam vir a verificar-se nos próximos meses», como referiu Manuel Machado, corroborado por Isabel Veiga Simão, directora do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste que lembrou que «as dificuldades decorrentes da instabilidade laboral, associada à pandemia, podem vir a agravar-se».
A plataforma é de acesso gratuito e possibilita o trabalho em rede a todos os alunos e docentes,  facilitando a partilha de conteúdos e a interacção necessária ao desenvolvimento de actividades educativas bem como à sua monitorização e acompanhamento por parte dos docentes.
Isabel Veiga Simão, em representação do Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste, que tem 661 alunos do 1.º ciclo, e de todos os agrupamentos de escolas do concelho agradeceu ao município de Coimbra «pela excelente equipa da área da Educação», pelo empenho e esforço na resolução dos problemas, realçando ainda as vantagens desta plataforma «por ser de acesso simples e intuitivo, em ambiente fechado e seguro, tendo em conta que se trata de crianças dos 6 aos 10 anos».|


Suplementos


Edição de Hoje, Jornal, Jornais, Notícia, Diário de Coimbra, Diário de Aveiro, Diário de Leiria, Diário de Viseu